Topo

Rafael Reis

Final "mais louca do século" deu último título de Champions ao Liverpool

Rafael Reis

25/05/2018 04h00

25 de maio de 2005. Todo torcedor do Liverpool que se preze sabe bem o que o que aconteceu nesse dia.

Há exatos 13 anos, o clube inglês não apenas conquistou seu quinto e mais recente título da Liga dos Campeões da Europa. Ele também protagonizou a decisão de Champions mais eletrizante do século.

Assim como na final deste sábado, quando irá enfrentar o Real Madrid, em Kiev (Ucrânia), os Reds tiveram em 2005 um adversário repleto de estrelas de primeira grandeza do futebol mundial. Kaká, Andriy Shevchenko, Clarence Seedorf, Cafu e Paolo Maldini eram só alguns dos astros do elenco do Milan.

E esse poderoso rival foi enfileirando um gol atrás do outro no primeiro tempo no estádio Olímpico de Istambul, na Turquia.

Logo no primeiro minuto de jogo, Maldini abriu o placar. O argentino Hernán Crespo ampliou aos 39 min e fez mais um quando faltava apenas um minuto para o intervalo.

Quando Milan e Liverpool deixaram o gramado, o placar já apontava 3 a 0 para os italianos. Partida decidida… era essa a aposta da maioria esmagadora das milhões de pessoas que acompanhavam a final da Champions pela TV.

"Enquanto eu caminhava rumo ao vestiário, sentia uma combinação deprimente de desânimo e humilhação. Eu não conseguia levantar a cabeça e olhar para que aqueles rostos vestindo camisas vermelhas nas arquibancadas. Meus sonhos haviam virado pó. Eu já não pensava mais no jogo, só nas minhas famílias e amigos", escreveu o zagueiro Jamie Carragher, em sua autobiografia.

Além do bate-papo do técnico Rafa Benítez com seus comandados, boa parte deles tomados pelo espírito da derrota descrito acima pelo defensor, o fato novo do intervalo foi a lesão sofrida pelo lateral direito irlandês Steve Finnan. Em seu lugar, entrou o meia alemão Dietmar Hamman.

"Sempre digo que fui quem mudou a partida naquela noite. Se eu não fosse minha contusão, não teríamos conquistado a Liga dos Campeões. Aquela lesão foi a melhor coisa que já aconteceu com o Liverpool", brincou Finnan, em entrevista ao jornal "Liverpool Echo", em 2015.

Exagero ou não, tudo mudou quando o segundo tempo começou. O capitão Steven Gerrard iniciou a reação aos 9 min. Aos 11 min, foi a vez do tcheco Vladimir Smicer marcar. E, aos 15 min, o espanhol Xabi Alonso converteu o pênalti que transformou o empate em realidade.

Três gols em seis minutos. E a imensa vantagem construída pelo Milan antes do intervalo foi para o espaço.

"No intervalo, eu era um dos que achavam que [a virada] era impossível e que eu deixaria esse gramado aos prantos. Nós tínhamos uma montanha para escalar e conseguimos depois de lutar até o fim", disse, ao fim da partida, Gerrard.

Mas o Liverpool ainda precisava fazer mais um gol para conquistar a taça… ou arrastar a partida até a decisão por pênaltis e sair dela como vencedor. A segunda opção foi a que prevaleceu. Mas isso só aconteceu graças a mais um dos heróis de Istambul, o goleiro polonês Jerzy Dudek.

A três minutos do fim da prorrogação, ele evitou o gol na cabeçada de Shevchenko, mas não conseguiu tirar a bola para fora da pequena área. O próprio ucraniano pegou o rebote e finalizou à queima-roupa. Por um detalhe do destino, a bola não explodiu nas redes, mas sim nas mãos do goleiro.

"Não sei como consegui fazer aquela defesa. Foi sorte, algo fantástico para mim. Só sei que foi o momento pelo qual eu estava esperando", disse, logo após a decisão.

Dudek voltou a brilhar na hora dos pênaltis. O polonês viu Serginho chutar para fora sua cobrança e defendeu dois tiros: o de Andrea Pirlo e o de Shevchenko, o vilão da noite milanista.

Resultado: a decisão de Champions "mais louca do século" terminou com a vitória por 3 a 2 do Liverpool nos pênaltis. "Foi uma das grandes finais de todos os tempos. E não consigo acreditar que vencemos", resumiu Carragher.


Mais de Clubes

– Brasil pode ter a pior campanha da década na fase de grupos da Libertadores
– "Cinderela da Bola", rival do PSG em final tem teto salarial de 3 mil euros
– Vale nada? 5 motivos para acompanhar Barcelona x Real Madrid
– Como La Bombonera deixou de ser pesadelo para times brasileiros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.