Topo

Rafael Reis

Copa do Mundo terá seu primeiro jogador nascido nos anos 2000?

Rafael Reis

09/05/2018 04h00

Os técnicos das 32 seleções participantes da Copa do Mundo têm até a próxima segunda-feira (14 de maio) para anunciar as listas de até 35 jogadores que estão pré-convocados para a Rússia-2018.

Essa primeira chamada, que no caso do Brasil e de outros times já será a definitiva com 23 atletas, vai começar a responder uma curiosa dúvida: será que teremos pela primeira vez um jogador nascido nos anos 2000 disputando a competição mais importante do futebol mundial?

A presença de adolescentes que ainda não alcançaram a maioridade (ou que acabaram de entrar na casa dos 18 anos) não chega a ser nenhum absurdo.

Pelé foi campeão em 1958 quando tinha apenas 17 anos. O inglês Michael Owen também tinha 17 quando foi um dos destaques da Copa-1998.

Mas, desta vez, os treinadores que vão ao Mundial parecem estar mais conservadores na utilização de adolescentes.

Nos amistosos da última Data Fifa, em março, o garoto mais jovem convocado por uma das 32 seleções inscritas na Copa foi o atacante francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, que nasceu em dezembro de 1998.

Em outras oportunidades, normalmente jogos de menor importância ou amistosos exclusivos para seleções compostas por atletas que atuam no próprio país, cinco equipes da Rússia-2018 já utilizaram atletas nascidos em 1999: Islândia, Arábia Saudita, México, Suécia e Nigéria.

Panamá e Senegal foram ainda mais longe e já alinharam seus primeiros jogadores oriundos dos anos 2000.

O meia Eduardo Guerrero, que nasceu em 21 de fevereiro de 2000 e defende o Chorrillo, atuou pela seleção panamenha em um amistoso contra Granada, em outubro.

Já o atacante Amadou N'Diaye, de 2 de janeiro de 2000 e atualmente no Génération Foot, vestiu a camisa senegalesa durante uma competição exclusiva para países do oeste africano, disputada em setembro.

Apesar de já terem sido convocados para a seleção principal de seus países, nenhum dos dois deve aparecer na convocação para a Copa.

A maior chance de o Mundial da Rússia entrar para a história como o primeiro que teve um jogador nascido nos anos 2000 vem da Inglaterra.

O lateral esquerdo Ryan Sessegnon, de 18 de maio de 2000, é a sensação da segunda divisão inglesa pelo Fulham, está na mira de Manchester United e Tottenham para a próxima temporada e virou uma opção real para o English Team.

O jovem já foi observado pelo técnico Gareth Southgate e sua convocação vem sendo pedida frequentemente pela imprensa inglesa.

O Brasil também tem seu adolescente prodígio, mas as chances de ele aparecer na Copa-2018 são nulas.

Vinícius Júnior é de julho de 2000 e acabou de completar um ano como profissional do Flamengo. Já negociado com o Real Madrid, vem sendo um dos destaques da equipe que lidera o Campeonato Brasileiro.

Para alguns poucos torcedores (normalmente flamenguistas) e jornalistas, o meia-atacante deveria ser chamado já para ganhar experiência visando a próxima Copa.


Mais de Cidadãos do Mundo

Messi amplia vantagem e fica perto de recorde na Chuteira de Ouro
Midas do entretenimento, Jay-Z se lança como empresário de futebol
CR7 não tem tatuagem para poder doar sangue: verdade ou lenda urbana?
Discreto, Salah tem filha com nome sagrado e casamento "escondido"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.