Topo

Rafael Reis

Messi desbanca Salah, assume liderança e caminha para 5ª Chuteira de Ouro

Rafael Reis

01/05/2018 04h30

Lionel Messi precisou de apenas uma partida para reverter o favoritismo de Mohamed Salah e assumir a liderança da Chuteira de Ouro 2017/18.

Com os três gols marcados na vitória por 4 a 2 sobre o La Coruña, no domingo, que consagrou o Barcelona como campeão espanhol, o argentino chegou a 64 pontos e assumiu a liderança do prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas nacionais europeias na temporada.

O camisa 10 beneficiou-se do fato de o egípcio, primeiro colocado até a semana passada, com quatro pontos a mais que o vice-líder, ter passado em branco no empate sem gols entre Liverpool e Stoke City, no sábado.

Atual vencedor e dono de quatro Chuteiras de Ouro (também venceu em 2009/10, 2011/12 e 2012/13), Messi tem agora uma vantagem muito maior do que os dois pontos (na prática, um gol) de diferença para Salah fazem supor.

Isso porque o argentino tem dois jogos a mais para disputar em seu campeonato nacional até o fim da temporada que o astro africano.

O Barcelona ainda tem mais quatro compromissos no Espanhol: contra Real Madrid, Villarreal, Levante e Real Sociedad. Já o Liverpool só jogará mais duas vezes no Inglês: ante Chelsea e Brighton.

Ou seja, chance de ouro para Messi se isolar como o maior vencedor da história da Chuteira de Ouro. Atualmente, o craque do Barça divide esse recorde com Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que ganhou em 2007/08, 2010/11, 2013/14 e 2014/15).

O único brasileiro no top 10 do ranking de maiores artilheiros da temporada é Jonas. O centroavante do Benfica ocupa a oitava colocação, com 49,5 pontos, e está logo à frente de CR7.

Jonas só não é o líder da Chuteira de Ouro porque os gols feitos no Campeonato Português valem apenas 1,5 ponto, enquanto os tentos marcados na primeira divisão de Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França têm peso dois.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da Chuteira de Ouro. E aí, nesta temporada, quem ficará com o prêmio?

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro:

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 64 pontos (32 gols)
2º – Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 62 pontos (31 gols)
3º – Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 58 pontos (29 gols)
4º – Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 56 pontos (28 gols)
5º – Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 54 pontos (27 gols)
Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 54 pontos (27 gols)
Harry Kane (ING, Tottenham) – 54 pontos (27 gols)
8º – Jonas (BRA, Benfica) – 49,5 pontos (33 gols)
9º – Cristiano Ronaldo (POR, Real Madrid) – 48 pontos (24 gols)
10º – Luis Suárez (URU, Barcelona) – 46 pontos (23 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Por que capitão da Suíça é conhecido como Forrest Gump?
"Melhor base do mundo", Inglaterra sofre com falta de espaço para jovens
Técnico "tampão" deixou aposentadoria para montar melhor Bayern em 70 anos
Peixinhos: 6 astros do futebol mundial que são filhos de ex-jogadores

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.