Topo

Rafael Reis

"Cérebro" da Sérvia já apanhou de técnico e foi expulso por não cantar hino

Rafael Reis

11/04/2018 04h30

O meia-atacante Adem Ljajic, 26, é o cérebro da seleção da Sérvia e uma das principais esperanças da última adversária do Brasil na fase de grupos para fazer bonito na Copa do Mundo-2018.

Mas nem sempre o camisa 10 do Torino (ITA) teve tanto moral em seu país-natal.

Seis anos atrás, quando defendia a Fiorentina e despontava como uma das jovens promessas do futebol mundial, o jogador chegou a ser expulso da seleção por se recusar a cantar o hino nacional.

Ljajic, que faz parte de uma minoria ética chamada Bosniak e é muçulmano, alegou "razões pessoais" para descumprir a ordem do técnico Sinisa Mihajlovic e afirmou que não voltaria atrás em sua decisão de não cantar a música que fala sobre um Deus que protege a Sérvia do demônio da discórdia.

"Não tenho nada pessoal contra ele. Se outro jogador fizer o mesmo, vou agir de forma idêntica. Há algumas questões das quais você não pode abrir mão, e uma delas é a necessidade de cantar o hino nacional", explicou Mihajlovic, na época.

A desavença com o treinador fez Ljajic ficar fora da seleção durante quase dois anos. Ele só voltou a ser convocado no início de 2014, quando Ljubinko Drulovic assumiu o cargo e derrubou a obrigatoriedade do hino.

Essa não foi a única polêmica em que o meia-atacante se meteu. No mesmo ano em que foi expulso da seleção, o sérvio saiu no braço com o então técnico da Fiorentina, Delio Rossi, durante uma partida do Campeonato Italiano.

O jogador não gostou de ser substituído da partida contra o Novara e ironizou o treinador, que respondeu com um empurrão e uma tentativa de soco contra o então garoto de 26 anos.

Ljajic estreou como profissional quando tinha apenas 16 anos. Após um namoro com o Manchester United na adolescência, deixou o Partizan Belgrado para atuar na Itália, onde está até hoje. Além de Fiorentina e Torino, ele também defendeu Roma e Inter de Milão.

O meia-atacante faz parte da seleção principal da Sérvia desde 2010, mas só participou da reta final das eliminatórias para esta edição da Copa do Mundo.

Desde que Mladen Krastjic assumiu o comando da equipe, no fim do ano passado, Ljajic virou peça-chave nas pretensões sérvias.

Escalado na função de camisa 10, como principal organizador das jogadas ofensivas do time, ele marcou nos amistosos contra China e Coreia do Sul, em novembro, e deu uma assistência no confronto com Marrocos, no mês passado.

E, mesmo sendo queridinho do atual técnico, Ljajic continua sem cantar o hino nacional antes das partidas de sua seleção. Só que esse problema já ficou no passado.

Brasil e Sérvia se enfrentam no dia 27 de junho, em Moscou, pela última rodada do Grupo E da Copa-2018. Suíça e Costa Rica são as outras seleções da chave.


Mais de Cidadãos do Mundo

Messi chega à ponta e vira favorito para ganhar o penta da Chuteira de Ouro
Orações e linha dura: a vida de Maradona na segundona dos Emirados Árabes
Conheça 5 mulheres que estão no comando de clubes de futebol
Namorada de CR7 tem motivo especial para torcer por Messi na Copa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.