Topo

Rafael Reis

7 garotos que "explodiram" nesta temporada e já podem disputar a Copa

Rafael Reis

12/03/2018 04h00

Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Kevin de Bruyne, Luis Suárez, Eden Hazard, Andrés Iniesta. Esses e muitos jogadores do primeiro escalão do futebol mundial certamente estarão na Copa-2018.

Mas o Mundial da Rússia também estará cheio caras novas, garotos mal saídos das categorias de base dos seus clubes e seleções. E alguns desses jovens eram praticamente desconhecidos até alguns meses atrás.

Listamos abaixo sete jogadores que despontaram nesta temporada e que já podem conquistar uma vaguinha em uma das principais seleções do planeta e viajar à Rússia em junho para disputar a primeira Copa do Mundo de suas carreiras.

LAUTARO MARTÍNEZ
Atacante
20 anos
Racing (ARG)
Argentina

É o nome da moda no futebol argentino. O camisa 10 do Racing estreou na Libertadores-2018 metendo três gols no Cruzeiro e está pedindo passagem nas convocações de Jorge Sampaoli. O centroavante, que vai defender a Inter de Milão no segundo semestre, ainda não estreou na seleção principal, mas deve ser chamado para os amistosos contra Itália e Espanha, neste mês. Mesmo atuando em uma posição em que a Argentina tem vários bons nomes (Agüero e Dybala), é possível que Martínez dispute a Copa-2018.

PRESNEL KIMPEMBE
Zagueiro
22 anos
Paris Saint-Germain (FRA)
França

O zagueiro de origem congolesa se transformou nesta temporada em um dos "três titulares" do miolo de zaga do Paris Saint-Germain (costuma se revezar na escalação com Thiago Silva e Marquinhos). Apesar de convocado há quase dois anos pela seleção francesa, ainda não saiu do banco de reservas e continua sem estrear pelos "Bleus". Mesmo assim, é nome praticamente certo na convocação de Didier Deschamps para a próxima Copa do Mundo.

RONY LOPES
Meia-atacante
22 anos
Monaco (FRA)
Portugal

Há tempos destaque das seleções portuguesas de base, o paraense de Belém que mudou para a Europa quando tinha apenas quatro anos conseguiu nesta temporada dar o "próximo passo" na sua carreira. Vestindo a camisa do Monaco, tem brilhado pela primeira vez no futebol profissional. O destaque no Principado chamou a atenção de Fernando Santos, que promoveu sua estreia na seleção adulta em novembro. O maior empecilho para sua convocação é a variedade de bons nomes que Portugal tem para atuar pelos lados do campo: Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Quaresma, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes. Mas se algum deles der mole…

RYAN SESSEGNON
Lateral esquerdo
17 anos
Fulham (ING)
Inglaterra

Os ingleses têm tradição de convocar adolescentes para a Copa do Mundo. Em 1998, levaram Michael Owen, de 18 anos, para a França. Oito anos depois, foi a vez de Theo Walcott, 17, ganhar uma oportunidade. O "teen" da vez no English Team é o lateral esquerdo Ryan Sessegnon, que disputa a segunda divisão local pelo Fulham. Presença frequente nas convocações das seleções de base da Inglaterra, o jovem que está na mira do Manchester United tem uma característica pouco comum para defensores: o faro artilheiro. Na atual temporada, Sessegnon já marcou 14 vezes em 39 partidas.

MANUEL AKANJI
Zagueiro
22 anos
Borussia Dortmund (ALE)
Suíça

Adversária de estreia do Brasil na Copa do Mundo, a Suíça ganhou nos últimos meses mais um reforço para o seu já sólido sistema defensivo. O zagueiro Manuel Akanji, que vinha se destacando pelo Basel, subiu mais um degrau na escadinha do futebol e virou jogador do Borussia Dortmund. Mais leve e técnico do que a maioria dos zagueiros suíços, o defensor de origem nigeriana não só deve disputar o Mundial da Rússia, como é possível que comece a competição como titular.

RODRIGO HERNÁNDEZ
Volante
21 anos
Villarreal (ESP)
Espanha

Uma das revelações do Campeonato Espanhol nesta temporada, já tem apalavrada a transferência para o Atlético de Madri. Rodrigo Hernández, ou Rodri, como os espanhóis costumam chamá-lo, é uma das prováveis novidades de Julen Lopetegui para os amistosos contra a Alemanha e a Argentina. Caso passe no teste, pode começar a cumprir o que os torcedores da seleção campeã mundial de 2010 esperam dele: que Rodri seja o "novo Sergio Busquets".

CHARLY MUSONDA JR.
Meia-atacante
21 anos
Celtic (ESC)
Bélgica

Depois de pouco jogar pelo Chelsea na primeira metade da temporada, o jovem meia-atacante pediu para ser emprestado ao Celtic. Seu objetivo era ganhar mais tempo em campo e, com isso, conseguir convencer o técnico Roberto Martínez a tirá-lo da seleção sub-21 da Bélgica e levá-lo para principal. A tarefa de Musonda Jr. não é das mais fáceis. No entanto, o treinador espanhol que dirige os "Diabos Vermelhos" já admitiu que gosta do futebol do garoto e que estuda sim sua convocação.


Mais de Cidadãos do Mundo

5 curiosidades sobre Sané, o garoto do City que é a aposta alemã na Copa
Como irmão cadeirante ajudou meia do Tottenham a superar lesão e traumas
Quem é o rival do Brasil na Copa que vale R$ 720 mi e derrubou técnico de seleção?
Recordista, Messi chega ao topo na Chuteira de Ouro e embola liderança

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.