Topo

Rafael Reis

Barcelona, Itália e reserva: os destinos de 7 crias do Santos no exterior

Rafael Reis

28/07/2017 04h30

Por onde anda aquele garoto que brilhou nas categorias de base do meu time e logo foi vendido para o exterior? Será que ele virou um jogador importante por lá? Ou será que se tornou apenas mais um dentre tantos brasileiros espalhados pelo Mundo da Bola?

É para responder perguntas como essas que o "Blog do Rafael Reis" mostra desde a semana passada os paradeiros das crias dos 12 maiores clubes do Brasil.

No terceiro capítulo da série, localizamos sete jogadores formados no Santos, o clube brasileiro de primeiro escalão que mais espaço costuma conceder para seus jovens valores. Na próxima quarta-feira, será a vez do Flamengo.

NEYMAR
Atacante
25 anos
Barcelona (ESP)

Maior nome do futebol brasileiro na atualidade, conquistou três títulos paulistas, uma Copa do Brasil e uma Libertadores durante as quatro temporadas e meia em que vestiu a camisa do Santos. Transferido para o Barcelona em uma polêmica negociação que foi parar na Justiça, rompeu as relações com a diretoria do clube onde começou a carreira. Atualmente, está envolvido em outra novela do Mercado da Bola, já que tem em mãos uma proposta milionária para trocar o clube catalão pelo Paris Saint-Germain.

GANSO
Meia
27 anos
Sevilla (ESP)

Fiel escudeiro de Neymar nos tempos de Santos, chegou a ser considerado durante algum tempo um jogador de nível semelhante ao do então companheiro de time. Assim como o astro da seleção brasileira, não tem uma boa relação com o torcedor santista. O motivo? A saída para o São Paulo, em 2012. Na última temporada, estreou no futebol europeu. E não foi nada bem: passou a maior parte do tempo no banco de reservas do Sevilla e disputou apenas 16 partidas oficiais pelo time espanhol.

FELIPE ANDERSON
Meia-atacante
24 anos
Lazio (ITA)

Alvo de constantes críticas do técnico Muricy Ramalho durante o período em que trabalharam juntos na Vila Belmiro, o meia nunca deslanchou com a camisa do Santos. Foi preciso uma transferência para a Lazio para Felipe Anderson mostrar ser um jogador com potencial de defender a seleção brasileira. O camisa 10 foi um dos destaques do último Campeonato Italiano e responsável direto pela classificação do seu time para a Liga Europa.

GABIGOL
Atacante
20 anos
Inter de Milão (ITA)

Cercado de expectativas desde os tempos que estava nas categorias de base do Santos, foi a promessa do clube depois do surgimento de Neymar. Negociado há um ano com a Inter de Milão por 29,5 milhões de euros (R$ 108,6 milhões), foi um fracasso completo em sua temporada de estreia na Itália. O primeiro ano de Gabigol na Inter se resumiu a 183 minutos de futebol, com direito a um gol e muitas manchetes negativas na imprensa.

RAFAEL CABRAL
Goleiro
27 anos
Napoli (ITA)

O goleiro da vitoriosa geração de Neymar e Ganso no Santos chegou a ser apontado como uma das grandes promessas da posição e como futuro camisa 1 da seleção brasileira. No entanto, sua carreira empacou desde que foi negociado com o Napoli, há quatro anos. Reserva fixo de Pepe Reina, campeão mundial com a seleção espanhola em 2010, Rafael chegou a ficar 1 ano e 11 meses sem disputar uma partida oficial pelo clube napolitano.

EMERSON PALMIERI
Lateral esquerdo
22 anos
Roma (ITA)

O lateral esquerdo não chegou a jogar nem 40 partidas pelo Santos antes de ser emprestado ao Palermo, em 2014, e dar início à sua carreira internacional. Na Roma desde 2015, Emerson conquistou a simpatia e a confiança do técnico Giampiero Ventura, que vem convocando o jogador constantemente para uma espécie de seleção italiana do futuro. O ex-santista só ainda não estreou no time principal da Azzurra em virtude de uma lesão que deve tirá-lo do futebol até outubro.

VICTOR ANDRADE
Atacante
21 anos
Benfica (POR)

Assim como Gabigol, teve de lidar com o rótulo de "novo Neymar". Victor Andrade estreou pelo Santos em 2012, meses antes de completar 17 anos, e, em 2014, já se mandou para o Benfica revoltado com as poucas oportunidades que recebia na Vila Belmiro. O atacante ainda tem contrato com o clube português, mas foi emprestado na última temporada ao 1860 Munique e participou da campanha que rebaixou o clube para a terceira divisão da Alemanha.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Como o país da Copa quase encerrou a carreira de Thiago Silva
– De Real Madrid a Japão. Os destinos de 7 crias do São Paulo no exterior
– Coutinho e outros 5 listados por Tite que podem mudar de time nesta janela
– O que Guardiola viu em Danilo para buscá-lo na reserva do Real Madrid?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.