Topo

Rafael Reis

5 brasileiros que Tite pode perder para outras seleções

Rafael Reis

25/02/2017 04h00

Diego Costa, Thiago Alcântara, Pepe, Thiago Motta e, em um passado nem tão distante assim, Deco. Não é difícil encontrar bons jogadores que o Brasil acabou perdendo para outras seleções.

Por questões pessoais ou, na maioria das vezes, devido a interesses profissionais, o fato é que vários jogadores preferem defender outros países a esperar uma oportunidade de vestir a amarelinha.

Conheça abaixo 5 jogadores que podem seguir o mesmo rumo dos nomes citados acima, deixar o Brasil a ver navios e até enfrentar a seleção dirigida por Tite ao longo dos próximos anos.

EDERSON
Goleiro
23 anos
Benfica (POR)
Quem está de olho: Portugal

Destaque do Benfica na vitória sobre o Borussia Dortmund, pela Liga dos Campeões, e na mira de grandes clubes europeus, como o Manchester City, o arqueiro tem recebido constantes elogios de Taffarel, preparador de goleiros da seleção brasileira. E é bom que esses elogios se transformem rapidamente em convocação, já que Ederson é oficialmente cidadão português desde setembro do ano passado e pode receber um convite para se tornar companheiro de time de Cristiano Ronaldo.

MARLOS
Meia
28 anos
Shakhtar Donetsk (UCR)
Quem está de olho: Ucrânia

Eleito o melhor jogador do futebol ucraniano no ano passado, o meia ex-São Paulo recebeu um convite do técnico Andriy Shevchenko para defender a seleção do país do Leste Europeu… e não descartou a ideia. Marlos, que atua por lá desde 2011, já tem direito à cidadania ucraniana, mas ainda não recebeu o passaporte que o tornará apto a vestir a camisa amarela (não a brasileira, é claro).

JÚNIOR MORAES
Atacante
29 anos
Dínamo de Kiev (UCR)
Quem está de olho: Ucrânia

Artilheiro do Campeonato Ucraniano, o atacante que deu ao Santos o título paulista de 2007 também já conversou com Shevchenko sobre a possibilidade de reforçar a seleção ucraniana na reta final das eliminatórias e, caso se classifique, na Copa do Mundo de 2018. Assim como Marlos, Júnior Moraes não rejeitou a ideia de imediato e prometeu pensar na possibilidade.

MÁRIO FERNANDES
Lateral direito
26 anos
CKSA Moscou (RUS)
Quem está de olho: Rússia

Esse é um caso quase que irreversível para o time de Tite. O ex-gremista, que criou polêmica em 2011 a não se apresentar para uma partida da seleção brasileira, tem tudo para disputar a Copa-2018 pela seleção anfitriã. Mário Fernandes se tornou oficialmente russo em julho e poderá defender o novo país a partir do meio do ano. O lateral é nome praticamente certo nas futuras listas do técnico Stanislav Cherchesov.

JORGINHO
Volante
25 anos
Napoli (ITA)
Quem está de olho: Itália

O volante catarinense, um dos passadores mais eficientes do futebol europeu, até já defendeu a Itália e esteve na lista preliminar para a Eurocopa do ano passado. Mas, como só disputou dois amistosos e não jogou nenhuma partida oficial, Jorginho ainda pode mudar de ideia e atuar pela seleção do país onde nasceu. No entanto, essa mudança é improvável, já que o volante do Napoli sempre manifestou sua vontade de jogar pela Azzurra.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Herói santista e "nômade" são os únicos brasileiros artilheiros na Europa
5 brasileiros desempregados no exterior para seu time repatriar
– Napoli usa até drone para tentar eliminar Real da Champions
– Marquinhos vê "melhor temporada da carreira" e pede perfeição contra Barça

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.