Topo

Rafael Reis

Como Douglas superou as piadas para virar peça importante de time espanhol

Rafael Reis

15/12/2016 06h00

Só nos últimos 30 dias, Douglas ficou em campo por um período semelhante ao do seus dois primeiros anos no futebol europeu.

Tratado como piada por torcedores e pela imprensa do Barcelona, clube que defendeu de 2014 ao primeiro semestre deste ano, o lateral direito brasileiro foi emprestado no início da temporada ao Sporting Gijón para voltar a ter uma rotina normal de jogador de futebol.

Douglas

E, após dois meses e meio praticamente esquecido no elenco do pequeno time espanhol, enfim, conseguiu atingir esse objetivo.

O ex-jogador do São Paulo, que só tinha disputado duas partidas pelo Sporting até meados de novembro, agora é dono da lateral direita e um dos destaques da equipe asturiana.

Já são quatro rodadas consecutivas de titularidade no Campeonato Espanhol, com direito a seu primeiro gol desde que deixou o futebol brasileiro (contra o Osasuna), a primeira vitória do clube desde sua chegada.

Desde que foi escalado no jogo contra a Real Sociedad, no dia 20 novembro, ele já ficou 366 minutos em campo. Durante os dois anos em que vestiu a camisa do Barcelona, ele atuou por apenas 378 minutos.

A transformação de Douglas em titular do Sporting está ligada a uma mudança tática efetuada pelo técnico Abelardo. O brasileiro ganhou espaço no time depois que o ex-zagueiro do Barcelona resolveu abandonar o 4-4-2 para armar sua equipe com uma linha de cinco defensores.

Com um homem na defesa, os laterais ganharam liberdade para atacar e passaram a funcionar como alas quando o time tem a posse de bola. Cenário ideal para um jogador com as características de Douglas, que é bom ofensivamente, mas tem sérias dificuldades na marcação.

Além de compor o lado direito, o brasileiro tem aval do treinador para rodar pelo campo. Não é raro nas partidas do Sporting vê-lo puxando um contra-ataque pela esquerda ou mesmo aparecendo como elemento surpresa pela faixa central.

"Douglas foi muito bem. Sofreu para alcançar a melhor forma física, mas já está recuperado", afirmou Abelardo.

O treinador foi o fiador da contratação do brasileiro. Ainda em agosto, quando questionado sobre a razão de querer em seu elenco um jogador que era tratado como piada na Espanha, fez questão de falar que o lateral era um "grandíssimo" reforço para o Sporting.

Um reforço que demorou para começar a dar resultado, mas que goza agora de total confiança de Abelardo para tentar ajudar o Sporting a sair da zona de rebaixamento (é o 18º colocado, com 12 pontos).


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Brasil vive seca de gols na Champions e tem pior fase de grupos em 14 anos
– Mundial de Clubes tem 10 jogadores brasileiros; conheça cada um deles
Que clube brasileiro revelou mais jogadores para a Champions? Veja ranking
– 5 jogadores que podem voltar da China para reforçar seu time em 2017

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.