Topo

Rafael Reis

Após rejeitar seleção, ex-gremista faz "estágio" para ir à Copa pela Rússia

Rafael Reis

10/09/2016 06h00

O lateral direito Mário Fernandes, 25, que cinco anos atrás foi pivô de uma polêmica ao recusar convocação para defender a seleção, acredita que irá disputar a próxima Copa do Mundo. Mas não pelo Brasil.

O ex-jogador do Grêmio, que atua no CSKA Moscou desde 2012, recebeu em julho a cidadania russa e pretende participar do Mundial de 2018 pela seleção anfitriã.

Sem poder jogar pela Rússia até o meio de 2017, quando completará cinco anos de residência no país e terá sua troca de nacionalidade aprovada pela Fifa, o lateral já iniciou uma espécie de "estágio" em sua futura seleção.

"Na última Data Fifa [amistosos contra Turquia e Gana], ele foi almoçar com o grupo, mas ainda não treinou. Nas próximas convocações, deve começar a treinar com a seleção para ir conhecendo os jogadores", disse o empresário Jorge Machado, que agencia a carreira de Mário Fernandes.

A Rússia não tem pressa para contar com o lateral brasileiro e pode submetê-lo a um logo e completo período de adaptação ao time.

Por ser país-sede da Copa do Mundo, ela não disputas as eliminatórias. Seu próximo compromisso oficial será em junho do próximo ano, quando será disputada a Copa das Confederações.

Na última Eurocopa, os russos contaram com dois jogadores recém-naturalizados: o goleiro brasileiro Guilherme, do Lokomotiv Moscou, e o volante alemão Roman Neustädter, agora do Fenerbahce.

A reportagem tentou contato com Mário Fernandes, mas ouviu de seu agente que o lateral não é muito chegado em falar com a imprensa porque as "entrevistas sempre são muito pejorativas e prejudiciais para ele".

O ex-gremista foi convocado por Mano Menezes para disputar o Superclássico das Américas de 2011, contra a Argentina, mas não se apresentou à seleção alegando que ele não tinha condições psicológicas de jogar pelo Brasil devido a problemas pessoais que enfrentava na época.

Em 2014, recebeu uma nova chance e chegou a participar normalmente de um amistoso contra o Japão, em Cingapura. Como ele não atuou em nenhuma partida de competição pelo Brasil, ainda está apto a jogar pela Rússia.

E, de acordo com Jorge Machado, é isso que Mário Fernandes quer. Vê-lo com a camisa da seleção do país de Vladimir Putin é apenas uma questão de tempo. E de adaptação.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– 5 ex-jogadores da seleção brasileira que hoje estão na 2ª divisão
– David Luiz passa Ronaldo e é o 2º brasileiro em vendas milionárias somadas
Investimento em brasileiros cai 34% e é o pior em 4 anos na janela europeia
5 brasileiros para acompanhar de perto na temporada europeia

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.