Topo

Rafael Reis

Por que o City foi à Austrália contratar o 2º reforço da era Guardiola?

Rafael Reis

30/06/2016 15h37

A contratação mais impactante desta quinta-feira foi a confirmação da ida do astro sueco Zlatan Ibrahimovic para o Manchester United. Mas o negócio mais surpreendente do dia foi realizado pelo outro clube rico da cidade.

O meia Aaron Mooy, 25, que defendia o Melbourne City e atua na seleção australiana, foi anunciado como o segundo reforço do Manchester City desde a chegada do técnico Pep Guardiola.

Apesar dos 11 gols e 21 assistências na última edição do Campeonato Australiano, o meia não é o tipo de jogador que um dos maiores clubes do mundo costuma contratar.

Aaron Mooy

Mooy vem de uma liga irrelevante no cenário global, já tem uma idade considerável para ser tratado como aposta para o futuro e tem pouca experiência internacional (virou titular da seleção há menos de um ano).

O que explica a contratação do meia é o City que faz parte do nome do Melbourne. O clube australiano faz parte do mesmo conglomerado dos Emirados Árabes que é proprietário do time inglês.

É por isso que veste uma camisa da Nike semelhante à da equipe inglesa e conta com o mesmo patrocinador principal, a Etihad Airways.

O City Football Group ainda possui um time nos Estados Unidos, o New York City, e é acionista do Yokohama Marinos, do Japão.

O intercâmbio de jogadores entre os clubes do mesmo grupo é apenas um objetivo secundário dessas parcerias. A meta principal é ajudar a alavancar o Manchester City em mercados estratégicos e torná-lo um clube com torcida global, assim como o United.

Não à toa, desde que o Melbourne City foi comprado pelos árabes, no ano passado, o Manchester já contratou três atletas australianos.

O volante Luke Brattan, 26, e o meia Anthony Cáceres, 23, nunca sequer jogaram pela equipe principal  dos Citizens e acabaram repassados para a filial aussie.

Mooy é melhor que os outros dois, pode cair nas graças de Guardiola e até se firmar como um jogador importante do Manchester. Mas não foi contratado para isso.

Mesmo que seja emprestado para um time da segunda divisão e retorne em 12 meses para Melbourne, o meia já terá cumprido seu objetivo de fazer o torcedor australiano olhar para o Manchester City e pensar: "esse clube gosta do nosso futebol, então eu gosto dele".


Mais de Clubes

– Atlético de Madri mira grandes reforços para não perder Simeone e astros
– Saiba quem o Real quer contratar para defender título da Champions
– Leicester cabeça de chave e Guardiola a perigo: conheça a Champions 2016/17
– Como um técnico "alemão" e refugos criaram o melhor time da Libertadores

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.