Topo

Rafael Reis

Conheça os brasileiros pré-convocados para disputar a Euro

Rafael Reis

30/05/2016 12h00

Guilherme, Thiago Cionek, Thiago Alcântara, Thiago Motta, Jorginho, Éder, Bruno Alves e Pepe. Até alguns anos atrás, todos eles estavam aptos legalmente a defender a seleção brasileira.

Mas, em vez de estarem preocupados com a Copa América Centenário, o foco desses oito jogadores no próximo mês será a Eurocopa, que será disputada a partir do dia 10, na França.

Todos eles optaram por defender outras seleções que não a pentacampeã mundial e estão pré-convocados para a Euro.

É hora de conhecer um pouco melhor cada um deles e entender porque eles vestem hoje camisas de seleções que não a comandada por Dunga.

GUILHERME
30 anos
Goleiro
Lokomotiv Moscou (RUS)
Rússia (desde 2016)
Guilherme
Goleiro do Atlético-PR entre 2002 e 2007, mudou-se para Rússia há nove anos e recebeu a cidadania no fim de 2015. Convocado pela primeira vez para a seleção nos amistosos de março, Guilherme deu início ao projeto russo de reforçar a seleção anfitriã da próxima Copa com "estrangeiros" visando o Mundial de 2018. Na Euro, no entanto, deve ficar no banco de reservas.

THIAGO CIONEK
30 anos
Zagueiro
Palermo (ITA)
Polônia (desde 2014)
Thiago Cionek
Nascido em Curitiba e bisneto de poloneses, o zagueiro teve a ajuda de um abaixo-assinado feito por 3 mil torcedores do Jagiellonia Bialystok, clube que defendeu entre 2008 e 2012, para que o governo polaco reconhecesse sua cidadania. Foi para a Europa muito jovem, com apenas 22 anos. Antes disso, construiu uma carreira discreta no Brasil: passou pelo futebol amador do Paraná e defendeu o Cuiabá e o CRB.

THIAGO ALCÂNTARA
25 anos
Meia
Bayern de Munique (ALE)
Espanha (desde 2011)
Thiago Alcantara
Filho do tetracampeão mundial Mazinho, nasceu na Itália, mas defende a seleção espanhola desde os tempos em que estava nas categorias de base do Barcelona. Seu pai nunca escondeu que a decisão do primogênito está ligada ao fato de ter sido completamente ignorado pela CBF nos times sub-17 e sub-20 do Brasil. Ao contrário de Thiago, seu irmão Rafinha, que também defendeu as seleções menores da Espanha, voltou atrás e hoje veste a camisa amarela.

THIAGO MOTTA
33 anos
Volante
Paris Saint-Germain (FRA)
Itália (desde 2011)
Thiago Motta
Único dos brasileiros da Eurocopa que chegou a jogar pela seleção canarinho, o volante do PSG beneficiou-se de uma resolução da Fifa, que considerou que Thiago Motta jogou apenas pela equipe sub-23 do Brasil, e não no time adulto, para adotar no futebol a cidadania dos seus antepassados e poder defender a Azzurra. O jogador esteve na Euro-2012 e também na última Copa do Mundo.

JORGINHO
24 anos
Volante
Napoli (ITA)
Itália (desde 2016)
Jorginho
Natural de Santa Catarina e vivendo na Itália desde a adolescência, o volante foi um dos destaques do Napoli na última temporada e acabou chamado por Antonio Conte para os amistosos de março. Antes, já havia convocado pela seleção sub-21 da Itália e dito que tinha preferência por atuar na Azzurra, praticamente descartando uma carreira com a camisa do Brasil.

ÉDER
29 anos
Atacante
Inter de Milão (ITA)
Itália (desde 2015)
Éder
Descendente de italianos, deixou o Brasil rumo à terra dos antepassados aos 18 anos, logo depois de ter sido promovido ao time profissional do Criciúma. Na Bota, passou por Empoli, Frosinone, Brescia, Cesena e Sampdoria até chegar à seleção. Desde janeiro, defende um dos grandes clubes do país, a Inter de Milão.

BRUNO ALVES
34 anos
Zagueiro
Fenerbahce (TUR)
Portugal (desde 2007)
Bruno Alves
O veterano de duas Copas do Mundo nasceu em Portugal e cresceu por lá, mas tem raízes brasileiras e poderia defender a seleção. Bruno Alves é filho de Washington, zagueiro do Flamengo nas décadas de 1960 e 1970, que se mudou para terras lusitanas no início da década de 1980.

PEPE
33 anos
Zagueiro
Real Madrid (ESP)
Portugal (desde 2007)
Pepe
Natural de Alagoas, mudou-se para Portugal aos 18 anos e foi "descoberto" pela seleção lusa logo depois de ser contratado pelo Real Madrid e antes de receber sua primeira chance no Brasil. É hoje um dos jogadores mais importantes da equipe de Cristiano Ronaldo, tanto que já soma duas participações em Copas do Mundo.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

De olho em estágio, autor de gol na Copa-10 encarou 3ª divisão da Alemanha
– Ex-SP, zagueiro joga em campeão europeu e sonha com música da Champions
– Os 5 brasileiros mais desejados da janela de transferências da Europa
Após frustração em 82, Cerezo conquistou há 25 anos seu primeiro "Mundial"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.