Topo

Rafael Reis

Por que PSG e Manchester United cobiçam tanto Ronaldo e Mourinho?

Rafael Reis

23/04/2016 06h00

Faltando pouco mais de um mês para o fim da temporada europeia, já é possível apontar que Cristiano Ronaldo e José Mourinho serão as peças-chave da próxima janela de transferências.

O goleador da Liga dos Campeões, que tem contrato até 2018 com o Real Madrid e oficialmente não está no mercado, e o treinador, demitido do Chelsea em dezembro, são desde já os nomes que mais têm rendido especulações na imprensa do Velho Continente.

O motivo é simples: os dois portugueses são aquelas peças raras que já provaram ser capazes de, mesmo sozinhos, elevarem o nível dos times que defendem.

Cristiano Ronaldo e Mourinho

É esse potencial de crescimento imediato que Manchester United e Paris Saint-Germain, os clubes que vêm sendo apontados como mais destinos mais prováveis da dupla, tanto desejam para a próxima temporada.

O time inglês foi o primeiro a se mexer. A ausência na atual Liga dos Campeões e a incerteza sobre a classificação para a próxima edição do torneio europeu são fracassos demais para o clube com a maior arrecadação do planeta.

A troca de Louis van Gaal por Mourinho, que nunca escondeu de ninguém o sonho de dirigir o United, chegou a ser dada como certa alguns meses atrás. Mas ainda não foi oficializada devido às rejeições de parte do elenco e, de acordo com o jornal "Daily Express", também de Sir Alex Ferguson.

Já a contratação de Cristiano Ronaldo, além do ganho técnico, daria uma injeção de orgulho aos Red Devils. Não apenas pelo fato de se tratar de um reforço eleito por três vezes o melhor jogador do mundo, mas principalmente por ser o resgate de um velho ídolo que explodiu para o futebol em Old Trafford.

Por outro lado, o PSG quer CR7 porque precisa de um novo protagonista para seu projeto de se transformar em um dos maiores times de futebol planeta, já que Zlatan Ibrahimovic, o "jogador franquia" do clube nos últimos quatro anos, não deve ficar para a próxima temporada.

O interesse dos franceses por Mourinho é mais recente e só foi exposto durante a última semana pela "Sky Sports".

Segundo a rede de televisão, a diretoria do PSG não gostou do comportamento de Laurent Blanc na eliminação da Champions, para o Manchester City, nas quartas de final, e passou a julgar necessário um treinador de primeiro escalação para que a equipe alcance o inédito título europeu. E Mourinho seria esse nome.


Mais de Opinião

– Simeone é o Felipão que entende o futebol moderno
– Com fartura de talento, França deve ser a próxima "melhor seleção do mundo"
– Já começou: se a Fifa não impedir, Qatar terá "seleção de aluguel" em 2022
Soberba brasileira na Libertadores não faz mais nenhum sentido

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.