Topo

Rafael Reis

Falta de humildade faz Pato cometer maior erro da carreira no Chelsea

Rafael Reis

19/03/2016 06h00

Ao ver Alexandre Pato totalmente escanteado no Chelsea, fica até difícil lembrar que, apenas três meses atrás, ele terminava sua passagem pelo São Paulo com sensação de dever cumprido e a imagem de grande jogador devidamente resgatada.

Era a chance de recolocar sua carreira nos trilhos e quem sabe até voltar à seleção brasileira. Mas…

Sem disputar uma partida oficial desde o fim da temporada passada e correndo sério risco de completar sua passagem pelo clube inglês sem ao menos entrar no campo, o atacante brasileiro já conseguiu apagar tudo de bom que havia reconstruído nos últimos dois anos.

Tudo por culpa de uma certa soberba que insiste em acompanhá-lo há tempos.

Pato

Se o desejo de Pato não era retornar do empréstimo ao São Paulo direto para o Corinthians, mas sim jogar mais uma vez na Europa, ele deveria ter se preparado para isso e realizado uma pré-temporada particular durante suas férias.

Mas não. Segundo o técnico Guus Hiddink, o brasileiro desembarcou no Chelsea no fim de janeiro em com um físico incompatível com a temporada inglesa que corria em pleno vapor.

Evidentemente, foi barrado pelo treinador e mandado para uma espécie de pré-temporada para recuperar a forma e ter condições de estrear. Assim, perdeu o bonde da história e já se queimou de cara com o holandês.

Não à toa, Hiddink não dá nenhum indício de que pretende utilizar Pato até o fim da temporada, quando os contratos de ambos chegam ao fim.

O brasileiro hoje é apenas a quarta opção do Chelsea para o comando do ataque. Está atrás de Diego Costa, Rémy e até mesmo do garoto Bertrand Traoré.

Durante a semana, o jornal inglês "Evening Standard" chegou a publicar que os "Blues" cogitam até mesmo interromper o empréstimo de Pato e devolvê-lo ao Corinthians antes do fim da temporada.

Pato poderia ter evitado essa situação constrangedora se houvesse tido humildade de se preparar fisicamente para o Chelsea. Ou, se tivesse aceitado ir para um time menos expressivo, onde conseguiria um espaço maior mesmo não estando no auge de sua forma.

Vale lembrar que o jogador recebeu uma proposta milionária para jogar no Tianjin Quanjian, da China, e também foi sondado pelo Fenerbahce, da Turquia.

Mas Pato recusou os dois convites porque ir para a elite da Europa e jogar ao lado dos melhores. A viagem, ele conseguiu. Agora, jogar, virou um grande problema. Culpa da sua soberba.


Mais de Opinião

Soberba brasileira na Libertadores não faz mais nenhum sentido
– Copa do Mundo com 40 seleções até faz sentido, mas não é uma boa
– Por que Cristiano Ronaldo anda tão irritado?
– Leicester já é o favorito para conquistar título inglês?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.