Topo

Sem perdão: ex-goleiro perde dinheiro para não ter de cumprimentar Maradona

Rafael Reis

30/05/2018 04h00

Não chame Peter Shilton e Diego Maradona para um mesmo evento, a menos que você queira irritar profundamente o goleiro da seleção da Inglaterra nas Copas do Mundo de 1982, 1986 e 1990.

Trinta e dois anos depois de sofrer um antológico gol de mão do craque argentino nas quartas de final do Mundial-1986, no México, o ex-arqueiro britânico ainda guarda profundas mágoas do antigo adversário.

E já deixou de faturar um bom dinheiro por causa disso.

Ao longo das últimas três décadas, várias empresas já tentaram reunir Shilton e Maradona em ações publicitárias para um aperto de mão. Mas o goleiro recusou todos os convites de ato simbólico de perdão.

"Isso nunca vai acontecer. Ele foi definitivamente o melhor jogador com quem já estive em campo, mas não tenho nenhum respeito por ele", afirmou o ex-goleiro, em entrevista ao jornal inglês "Daily Mirror".

"Eu nunca quis encontrá-lo desde a 'Mão de Deus', porque sempre achei que ele deveria ter se desculpado pela trapaça. O fato de nunca ter feito isso resume bem quem ele é. Todo mundo sabe o que aconteceu. Os jogadores trapaceiam em campo, até mesmo os goleiros. Mas quando isso acontece, eles se mostram bons esportistas e pedem desculpa. Mas Maradona nunca teve essa decência. Não importa o que ele fez em campo. O resto mancha essa história."

Em 2005, quando Maradona apresentava um programa de TV na Argentina, Shilton foi convidado a participar do show. Mas o goleiro não aceitou essa oferta, assim como negou todas as campanhas publicitárias em que teria de "fazer as pazes" com o ex-camisa 10.

Uma em especial chamou a atenção de Shilton. De acordo com a esposa e empresária do ex-goleiro inglês, ele recebeu recentemente um convite "enorme" para estrelar um comercial de TV com Maradona.

"Era uma grande quantia de dinheiro e fiquei bastante empolgada. Mas, assim que levei a proposta para Peter, ele disse não por causa da recusa de Maradona em pedir desculpas".

Mesmo com as seguidas negativas de Shilton, há ainda quem tente reconciliar a dupla (e faturar com isso). A casa de apostas irlandesa Paddy Power, que é famosa pelo uso de publicidades polêmicas, quer colocar a dupla frente a frente no próximo mês e assegura que o argentino irá se desculpar pelo lance.

A jogada ainda não perdoada por Shilton é um dos lances mais marcantes da história das Copas. Em um confronto extremamente politizado por conta da Guerra das Malvinas, protagonizada pelos dois países anos antes, a Argentina eliminou a Inglaterra do Mundial-1986.

Os sul-americanos venceram a partida por 2 a 1, com dois gols de Maradona, o primeiro com um soco na bola com a mão esquerda, que ficou conhecido como "Mão de Deus".


Mais de Cidadãos do Mundo

Próxima janela de transferências nem abriu, mas já movimentou R$ 4 bi
Na final pela 6ª vez, CR7 sonha com recordes de lendas do Real
5 jogadores que deram errado na nova "era de ouro" do Real Madrid
Como um "pai" para Salah, 1º técnico vê egípcio tão bom quanto Messi e Cr7

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sem perdão: ex-goleiro perde dinheiro para não ter de cumprimentar Maradona - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis