Topo

Nova casa de Muralha, segundona do Japão é reduto de brasileiros conhecidos

Rafael Reis

22/02/2018 04h00

Quando Alex Muralha anunciou que deixaria o Flamengo, depois de um 2017 marcado por falhas e uma avalanche de críticas nas redes sociais, ninguém se surpreendeu. O mesmo não aconteceu quando foi revelado seu destino.

O goleiro, que até pouco tempo atrás fazia parte das convocações da seleção brasileira, não rumou para a Europa, nem sequer para uma liga de segundo escalão, como a chinesa e as dos países do Oriente Médio.

Desde janeiro, o ex-goleiro do Fla defende a camisa do Albirex Niigata, clube que disputa a J2 League, a segunda divisão do Campeonato Japonês.

O curioso é que Muralha terá, do outro lado do mundo, companheiros de time e também adversários que são bem conhecidos por aqui.

A temporada 2018 da segunda divisão japonesa terá a participação de 32 jogadores brasileiros. E dentre eles estão atletas com passagem por Vasco, Palmeiras, Cruzeiro, Chapecoense e Grêmio e até estrelas das seleções de base que não vingaram como profissionais.

O clã de brasileiros conhecidos na J2 League começa dentro próprio time do ex-goleiro do Fla. Além de Muralha, Albirex Niigata, que foi rebaixado da elite na temporada passada, conta também com o atacante Thalles, que até 2017 defendia o Vasco.

Já o Avispa Fukuoka se reforçou com o centroavante Túlio de Melo. Jogador com passagem por vários clubes da Europa, como Palermo, Valladolid e Lille, ele atuou no ano passado pela Chapecoense e foi o autor do gol que classificou a equipe para a Libertadores.

Outro homem de frente conhecido no futebol brasileiro que vai disputar a segundona do Japão em 2018 é Dinei. Ex-Vitória, Atlético-PR e Palmeiras, o jogador está no Oriente desde 2015 e defende o Ventforet Kofu, outro rebaixado da temporada passada.

Na equipe da região de Chubu, ele terá a companhia de Lins, atacante com passagem pelo Grêmio e que defendeu a Ponte Preta em parte do último Campeonato Brasileiro.

A segunda divisão do país-sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos conta ainda com a presença que pintou nas seleções brasileiras de base como fenômeno, mas nunca conseguiu demonstrar todo esse potencial como profissional.

O já veterano meia-atacante Leandro Domingues, 34, que começou a carreira no Vitória e também defendeu Cruzeiro, Fluminense e Portuguesa, é hoje um dos principais nomes do Yokohama FC.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Queridinho de Guardiola sonha com Copa e Shakhtar na final da Champions
– Neymar deixa Jonas para trás e vira melhor brasileiro na Chuteira de Ouro
– O dia em que um técnico brasileiro eliminou Pelé da Copa do Mundo
– Na mira, Malcom se surpreende com Tite: "Achei que o grupo estava fechado"

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nova casa de Muralha, segundona do Japão é reduto de brasileiros conhecidos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis