Piqué é superdotado: verdade ou lenda urbana?
Rafael Reis
16/11/2017 04h00
Nascido em berço de ouro, bem-sucedido na profissão que escolheu, admirado em todo o planeta, jogador do time para o qual torce desde a infância, campeão mundial com sua seleção, ativista político, bonito, casado com um símbolo sexual… e superdotado?
Não há dúvidas de que a sorte sorriu pesado para Gerard Piqué, astro do Barcelona, da seleção espanhola e marido da cantora colombiana Shakira. Mas será verdade que o zagueiro possui inteligência compatível a de um gênio?
A história já circula nas redes sociais há algum tempo. Só que, ao contrário do autismo de Messi, da transexualidade de Verratti e da clonagem do filho de Cristiano Ronaldo, não se trata de uma mera lenda urbana.
Em entrevista concedida ao jornal catalão "La Vanguardia", em 2013, Joan Piqué, pai do camisa 3 do Barça, revelou que o filho possui QI (Quociente de Inteligência) 170, superior até ao índice do físico britânico Stephen Hawking.
O jornal "El Pais", também da Espanha, contestou a declaração. Segundo a publicação, o QI verdadeiro de Piqué é um pouco mais baixo, 140. Mesmo assim, o nível de inteligência do zagueiro seria maior que o de 98% da população e suficiente para classificá-lo como gênio.
A capacidade de raciocínio do espanhol não aparece apenas dentro de campo. Ele adora trabalhar com números, tem um professor particular de economia e se formou em um curso chamado "O negócio do entretenimento, os meios de comunicação e o esporte", ministrado na aclamada Universidade de Harvard, nos EUA.
Além disso, Piqué é uma espécie de bandeira política da Catalunha e sempre defendeu que a região deveria escolher se gostaria de se tornar independente ou continuar fazendo parte da Espanha.
Mas o jogador, que não esconde de ninguém o desejo de se tornar presidente do Barcelona depois da aposentadoria, não é o único integrante da sua família que pode ser considerado superdotado.
Sua mulher também tem uma inteligência acima do normal. Segundo a Mensa Internacional, uma agência especializada na medição do potencial das pessoas, Shakira tem QI 140. A colombiana escreve músicas desde os oito anos e é fluente em cinco idiomas.
O filho mais velho do casal, Milan, segue os mesmos passos dos pais. Em 2015, Shakira publicou um vídeo em que mostrava que o menino, na época com apenas dois anos, já estava aprendendo a ler.
Piqué não é só rico, bonito, bem-sucedido e bem-casado. Ele também é superdotado.
Mais de Cidadãos do Mundo
–7 craques da história do futebol que nunca disputaram uma Copa do Mundo
–Argentina pode ter até 5 técnicos na Copa; Brasil se contenta com Tite
–10 jogadores de clubes brasileiros que podem disputar a Copa-2018
–Rival do Brasil, técnico do Japão foi ferido de guerra e fugiu do seu país
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.