Topo

Como Dani Alves virou o recordista brasileiro de assistências na Champions

Rafael Reis

09/05/2017 04h00

Dois passes para Gonzalo Higuaín, dois gols do argentino. A atuação de Daniel Alves na vitória por 2 a 0 da Juventus sobre o Monaco, semana passada, no jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões da Europa, pode até ser sido digna dos mais variados elogios.

No entanto, passou longe de ser um ponto fora da curva na carreira do veterano de 34 anos.

O lateral direito, que busca nesta terça-feira contra a equipe francesa a classificação para sua quarta decisão de Champions, é o brasileiro com mais assistências na história da principal competição interclubes do mundo.

É também o único jogador de defesa entre os dez jogadores que mais presentearam seus companheiros com lances de gol no torneio continental.

Com as duas assistências dadas para Higuaín na primeira partida da semi, Daniel Alves chegou a 26 passes para gol em 98 partidas espalhadas durante dez temporadas de Champions.

A maioria delas aconteceu com a camisa do Barcelona. Foram 19 assistências em oito anos vestindo a camisa do clube catalão. O brasileiro também criou quatro jogadas de gol pela Juventus e outras três pelo Sevilla.

A atuação de gala contra o Monaco fez Daniel Alves deixar para trás o recorde de Kaká, até então o maior garçom brasileiro na história da Champions. O hoje jogador do Orlando City deu 25 passes para gol na competição europeia.

Os outros grandes nomes do futebol brasileiro nas últimas décadas não passam nem perto da marca estabelecida pelo lateral da Juventus.

Neymar, o recordista deste quesito na atual edição da Champions, soma 20 assistências no torneio. Roberto Carlos, dono da lateral esquerda do Real Madrid por mais de uma década, parou nas 17 jogadas de gol. Ronaldinho e Marcelo deram 13 passes cada. Já Ronaldo e Rivaldo, apenas nove.

O sucesso ofensivo de Daniel Alves chama ainda mais a atenção pelo fato de ele ser um jogador que atua originalmente na defesa –mesmo que tenha sido utilizado no meio-campo em algumas ocasiões.

E, entre os defensores, ninguém chega perto do número de assistências dadas pelo brasileiro no torneio continental.

Oitavo jogador da história da Champions com mais passes para gol, o lateral direito só é superado nesse ranking por atletas de meio-campo e ataque.

E bem, não são quaisquer atletas, mas sim Cristiano Ronaldo, Ryan Giggs, Lionel Messi, Zinedine Zidane, Xavi, Andrés Iniesta e Zlatan Ibrahimovic.

MAIS ASSISTÊNCIAS NA HISTÓRIA DA CHAMPIONS

1º – Cristiano Ronaldo (POR) – 38
2º – Ryan Giggs (GAL) – 34
3º – Lionel Messi (ARG) – 32
4º – Zinedine Zidane (FRA)
Xavi (ESP) – 31
6º – Andrés Iniesta (ESP) – 29
7º – Zlatan Ibrahimovic (SUE) – 27
8º – Daniel Alves (BRA)
Franck Ribéry (FRA)
Mesut Özil (ALE) – 26


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Com "portas abertas", lateral brasileiro sonha coms seleção da Bulgária
– Marquinhos é o único brasileiro na seleção dos sub-23 mais caros do mundo
5 jogadores brasileiros que já são campeões nacionais nesta temporada
6 brasileiros que terminam a temporada em baixa e podem retornar ao Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como Dani Alves virou o recordista brasileiro de assistências na Champions - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis