Topo

5 jogadores brasileiros que já são campeões nacionais nesta temporada

Rafael Reis

05/05/2017 04h00

A Juventus está a um passo de faturar o hexacampeonato italiano. O Chelsea caminha para ser campeão inglês. Barcelona e Real Madrid disputam ponto a ponto o título espanhol. O Monaco tem tudo para quebrar a hegemonia do Paris Saint-Germain na França.

A temporada 2016/17 do futebol europeu está na reta final. E já há países, casos de Alemanha, Grécia, Suíça e Escócia, que conheceram com algumas rodadas de antecipação o time campeão de sua liga.

Conheça abaixo cinco jogadores brasileiros que já se sagraram campeões nacionais na Europa nesta temporada:

DOUGLAS COSTA
26 anos
Atacante
Campeão alemão pelo Bayern de Munique

O título foi conquistado no último fim de semana, com três rodadas de antecedência, graças à goleada por 6 a 0 sobre o Wolfsburg. Douglas Costa ficou no banco, algo que se tornou corriqueiro no Bayern desde a troca de Pep Guardiola por Carlo Ancelotti. O brasileiro, que já havia faturado a Bundesliga na temporada passada, participou de 21 jogos da campanha, marcou quatro gols e deu seis assistências.

RAFINHA
31 anos
Lateral direito
Campeão alemão pelo Bayern de Munique

Conquistou seu quinto título nacional em seis temporadas vestindo a camisa do Bayern. Reserva do capitão Philipp Lahm, foi a campo em 18 rodadas, anotou um gol e deu três passes para seus companheiros marcarem. Com a aposentadoria do atual titular da posição, espera ter mais oportunidades na próxima temporada, a última do seu contrato com o clube mais poderoso da Alemanha.

SEBÁ
24 anos
Atacante
Campeão grego pelo Olympiacos

O Olympiacos se tornou campeão grego pela sétima vez consecutiva duas semanas atrás. E parte da responsabilidade pela conquista desta temporada é desse atacante revelado nas categorias de base do Cruzeiro e com passagem pelas seleções de base. Titular absoluto da equipe alvirrubra, Sebá disputou 26 partidas, fez três gols e distribuiu dez assistências na campanha do Olympiacos.

BRUNO VIANA
22 anos
Zagueiro
Campeão grego pelo Olympiacos

Novato no futebol europeu, o zagueiro contratado em agosto, depois de apenas um semestre atuando como profissional do Cruzeiro, oscilou bastante em sua primeira temporada no Olympiacos. Titular durante parte do Campeonato Grego, o brasileiro perdeu espaço nas últimas semanas e foi parar no banco de reservas. Mesmo assim, disputou 17 partidas e fez um gol.

RICHARD
28 anos
Meia
Campeão azeri pelo Qarabag

Praticamente desconhecido no Brasil, o volante paulistano trocou em 2012 o Santo André, clube onde começou a carreira, pelo futebol do Azerbaijão e não voltou mais. Em cinco temporadas vestindo a camisa do Qarabag, Richard conquistou quatro títulos nacionais. Na atual, participou de 19 jogos, anotou três gols e deu mais uma assistência.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

6 brasileiros que terminam a temporada em baixa e podem retornar ao Brasil
– Cão de guarda, Casemiro é o recordista de carrinhos no futebol europeu
– Faz falta? Barcelona é 13% melhor sem Neymar nesta temporada
– Para cada gol, futebol brasileiro leva 2 cartões amarelos na Europa

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

5 jogadores brasileiros que já são campeões nacionais nesta temporada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis