Pênalti é gol? Griezmann não acertou nem metade das cobranças na carreira
Rafael Reis
03/01/2017 06h00
Antoine Griezmann é um dos três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2016. No entanto, é melhor não requisitá-lo para a cobrança de um pênalti importante.
É que o camisa 7 do Atlético de Madri, apesar de ser um dos atacantes mais letais e temidos da atualidade, está longe de ser um exímio batedor de pênaltis. Muito pelo contrário.
Ao longo de toda sua carreira como profissional, o francês de 25 anos mais desperdiçou do que acertou penalidades.
Desde que foi promovido para o time principal da Real Sociedad, em 2009, Griezmann cobrou oito pênaltis no tempo normal de partidas oficiais, mas só converteu três.
Sua taxa de acerto chega a ser ridícula: 37,5%. Só como comparação: Messi e Cristiano Ronaldo, seus adversários no prêmio da Fifa, costumam acertar mais de 78% dos pênaltis que se dispõem a cobrar.
A dificuldade do astro francês em transformar tiros livres diretos de 11 m em gols já prejudicou seriamente o Atlético de Madri.
No segundo tempo da decisão da última edição da Liga dos Campeões da Europa, Griezmann mandou uma cobrança no travessão –o clássico contra o Real Madrid terminou empatado no tempo normal, e a equipe de Cristiano Ronaldo levou a melhor nos penais, apesar de o francês, aí sim, ter acertado seu pênalti.
Na atual temporada, o desempenho do camisa 7 nos pênaltis tem sido ainda pior.
Griezmann errou as duas cobranças que tentou: contra o Bayern de Munique, de Manuel Neuer, em setembro, pela Champions, e ante o Valencia, do brasileiro Diego Alves, em outubro, no Espanhol.
Graças ao desempenho ruim do francês, o Atlético de Madri não tem mais hoje um cobrador oficial de pênaltis e faz um revezamento de batedores. Além de sua principal estrela, Gabi, Fernando Torres, Kévin Gameiro e Saúl Ñíguez já efetuaram cobranças nesta temporada.
O resultado da eleição da Fifa para melhor jogador do mundo em 2016 será anunciado na próxima segunda-feira, em Zurique (Suíça), cidade-sede da entidade. Cristiano Ronaldo, que já levou a Bola de Ouro da revista "France Football" é o favorito. Griezmann e Messi correm por fora.
Mais de Cidadãos do Mundo
–Ano de despedidas: 6 jogadores que se aposentaram do futebol em 2016
–Messi supera Cristiano Ronaldo e é o artilheiro de 2016
–Futebol italiano emplaca 3 no top 10 da Chuteira de Ouro; Aubameyang lidera
–Afinal, quem é a mãe do filho de Cristiano Ronaldo?
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.