Estrela do Bayern, Alaba é filho de príncipe que virou DJ
Rafael Reis
19/10/2016 06h00
"O Real Madrid é um grande clube e me orgulho demais por eles estarem interessados em meu filho."
A frase, publicada pelo jornal espanhol "As", em junho, não foi dita apenas pelo pai e empresário do lateral esquerdo David Alaba, 24, do Bayern de Munique. Ela saiu das bocas de um príncipe.
George Alaba, o progenitor do jogador austríaco, é príncipe de Ogere, cidade localizada no sudoeste da Nigéria, onde nasceu, cresceu e viveu até o início da vida adulta.
Aos 23 anos, mudou-se para Europa para estudar economia da Universidade de Viena. No entanto, abandonou os estudos para se tornar músico e virar DJ de uma casa noturna especializada em ritmos africanos.
Em 1997, chegou ao auge de sua carreira ao emplacar o hit "Indian Song" como segunda música mais tocada nas rádios austríacas.
Sem conseguir emplacar novos sucessos, retomou o trabalho de DJ de boates até que trocou a música pelo agenciamento da carreira dos seus dois filhos, a cantora pop Rose May e o filho David, frutos do relacionamento com a enfermeira filipina Gina.
Bem mais famoso do que seu pai um dia foi, o filho mais velho de George foi contratado pelo Bayern de Munique quando tinha apenas 16 anos e, aos 17, tornou-se o jogador mais jovem da história a disputar uma partida oficial pelo gigante do futebol alemão.
Titular absoluto dos bávaros desde a temporada 2011/12, transformou-se rapidamente em um dos melhores do mundo em sua posição por reunir qualidades ofensivas e também defensivas.
Essa característica pode ser traduzida na versatilidade de Alaba. No período em que o Bayern foi treinado por Pep Guardiola, virou muitas vezes zagueiro para melhorar a saída de bola do time. Na seleção da Áustria, é meia e veste a camisa 8.
De volta à lateral esquerda com Carlo Ancelotti, é peça insubstituível no esquema tático do clube alemão, que recebe o PSV Eindhoven, nesta quarta-feira, pela terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Afinal, o Bayern tem grandes jogadores. Mas, filho de príncipe, só há um: Alaba.
Mais de Cidadãos do Mundo
–Veterano de Belarus passa em branco, mas ainda lidera artilharia da Europa
–Veteranos no "soccer": 7 medalhões brasileiros que jogam nos EUA
–Na mira do Chelsea, sensação do Italiano pagou para jogar na 1ª divisão
–Liga dos Aposentados: conheça os "velhinhos" desta temporada na Índia
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.