40% dos jogadores da Rio-2016 já estrearam na seleção principal
Rafael Reis
01/08/2016 06h00
O futebol nos Jogos Olímpicos pode até ser um torneio voltado para jogadores com até 23 anos de idade. Mas isso não significa que os atletas que começam nesta semana a disputa pela medalha de ouro são inexperientes.
Dos 288 atletas inscritos no futebol masculino da Rio-2016, 114 já estrearam pela seleção principal.
Isso significa que 40% dos jogadores da Olimpíada carioca romperam a barreira das seleções de base e disputaram pelo menos uma partida pelo time adulto dos seus países de origem.
As equipes mais experientes são também aquelas com menos tradição internacional. O Iraque, por exemplo, segundo adversário brasileiro nos Jogos, conta com 15 jogadores que já atuaram na seleção principal.
Fiji, a representante da Oceania no Rio, segue o mesmo caminho. Pelo menos 11 dos seus 18 convocados são integrantes também da equipe adulta.
No outro extremo, quem aparece é Portugal. O meia André Martins, 26, que defendia o Sporting e atualmente está desempregado, é o único olímpico com passagem pelo time A.
Isso se deve às restrições encontradas pelo técnico Rui Jorge. Raphäel Guerreiro, João Mário, André Gomes, Rafa Silva e Renato Sanches, todos com idade olímpica, não foram chamados porque ajudaram os portugueses na inédita conquista da Eurocopa, no início do mês.
O Brasil está mais para os iraquianos do que os portugueses. No total, são nove convocados pelo técnico Rogério Micale que já jogaram pela seleção adulta.
Além do meia Renato Augusto e do atacante Neymar, ocupantes de duas das três vagas sem limitação de idade, os zagueiros Rodrigo Caio e Marquinhos, o lateral esquerdo Douglas Santos, o volante Wallace os meias Rafinha e Felipe Anderson e o atacante Gabriel contabilizam passagem pela equipe principal.
Seis deles estiveram na Copa América Centenário, em junho, competição que o então técnico da seleção brasileira adulta, Dunga, usou para dar mais rodagem internacional para jogadores que estavam nos planos do time olímpico.
Mais de Cidadãos do Mundo
–Futebol da Rio-2016 tem até jogador desempregado. E ele é "herdeiro" de CR7
–Como Mourinho dominou "vestiário maluco" com Materazzi, Balotelli e Lúcio
–5 nomes da final da Libertadores que devem pintar em breve na Europa
–Maria Chuteira ataca de empresária e brilha na janela de transferências
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.