CR7 sofreu tentativa de aborto e já passou por cirurgia no coração
Rafael Reis
06/07/2016 06h00
Cristiano Ronaldo só foi eleito três vezes o melhor jogador de futebol do mundo e estará em campo nesta quarta-feira para liderar Portugal contra País de Gales por vaga na decisão da Eurocopa porque sua mãe não conseguiu completar o primeiro plano que tinha para ele.
Ao saber da gravidez do seu quarto e último filho e preocupada com a situação econômica da família, Dolores Aveiro tentou realizar um aborto.
Primeiro, procurou médico, que se recusou a realizar o procedimento, sob a alegação de que ela era jovem, saudável e não tinha nenhum impedimento para criar mais uma criança.
A mãe de Cristiano Ronaldo ainda fez uma segunda tentativa de abortar Cristiano Ronaldo. Orientada por uma vizinha, tomou cerveja quente e correu quilômetros e mais quilômetros na esperança de matar o feto.
A história foi relevada dois anos atrás, pela própria Dolores, em sua biografia, "Mãe Coragem", e provocou polêmica em Portugal, um país de maioria de população católica e bastante conservadora na comparação com outras nações europeias.
Durante o lançamento do livro, a mãe do craque afirmou que o filho já aceitou bem essa história até brinca com a tentativa.
"Vê lá tu, mãe, querias abortar de mim e sou eu que sustento esta casa toda", disse Dolores, reproduzindo fala do craque português.
Mas esse não foi o único momento em que o futuro de Cristiano Ronaldo correu risco.
Aos 15 anos, quando já estava nas categorias de base do Sporting, o atacante passou mal durante uma partida e foi submetido a um exame que constatou um problema no seu coração, que provocava taquicardias.
O garoto português precisou então ser submetido a uma a cirurgia para poder praticar futebol em alto nível sem riscos para sua saúde.
Dois anos depois, já completamente recuperado do problema cardíaco, Cristiano Ronaldo estreou como jogador profissional e começou a construir uma das mais vitoriosas histórias do futebol no século 21.
Uma história que pode ganhar um capítulo especial nesta quarta, caso o camisa 7 classifique Portugal para sua segunda decisão de Eurocopa e faça sua seleção continuar sonhando com o primeiro título.
Mais de Cidadãos do Mundo
–Top 15 de reforços mais caros da Europa não tem brasileiros; veja a lista
–Ídolo, Buffon já foi investigado por apostas e carregou fama de fascista
–Se confirmado adeus, Messi será 1º gênio a largar a seleção antes dos 30
–Goleiro da Islândia disputou a Euro-2012, mas foi a Euro da música
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.