Topo

Tem seleção nova na área, e ela pode ter vários jogadores conhecidos

Rafael Reis

05/05/2016 15h46

Uma decisão tomada na última terça-feira pela Uefa pode provocar uma mudança radical nos planos de carreira dos meias Xherdan Shaqiri, do Stoke City, e Adnan Januzaj, do Manchester United.

A entidade que organiza o futebol europeu aceitou a filiação de Kosovo, uma parte da Sérvia que declarou de forma unilateral sua independência em 2008, permitindo assim que times do país e a seleção possam disputar suas competições, como Liga dos Campeões e Eurocopa.

A Fifa irá analisar o caso na próxima semana. Se acatar o reconhecimento do território como seu novo membro, ele também poderá participar da Copa do Mundo e dos Mundiais de base.

Por se tratar de um "país novo" no mundo do futebol, Kosovo poderá utilizar jogadores que já tenham atuados por outras seleções desde que tenham nascido ou sejam descendentes de cidadãos da região.

E é aí que as vidas de Shaqiri e Januzaj podem mudar.

O primeiro, principal jogador da Suíça, nasceu no Kosovo e se mudou para o país que o acolheu quando ainda era bebê.

O meia, com passagem pelo Bayern de Munique, comemorou no Twitter o reconhecimento de sua terra natal pela Uefa, indício de que estaria disposto a defender a nova bandeira.

Já Januzaj é natural da Bélgica, mas filho de kosovares que fugiram do território devido à guerra com a Sérvia e sobrinho de integrantes do Exército de Libertação de Kosovo.

O jogador, que anda em baixa no Manchester, defendeu a seleção belga na última Copa do Mundo, mas é outro que poderia mudar de nacionalidade –até porque não tem sido mais convocado por Marc Wilmots.

Além de Shaqiiri e Januzaj, outros jogadores conhecidos no cenário europeu, como os "suíços" Valon Behrami (Watford), Granit Xhaka (Borussia Mönchengladbach) e o "albanês" Lorik Cana (Nantes) possuem raízes kosovares e estão aptos para a mudança.

A seleção de Kosovo vem disputando amistosos com uma certa regularidade desde 2014, mas sem a presença dos seus possíveis principais jogadores. Até agora, acumula duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

A próxima partida está marcada para 3 de junho, contra as Ilhas Faroe. Os kosovares esperam que o jogo tenha um caráter festivo, de comemoração pela aceitação como membros da Uefa e talvez da Fifa.


Mais de Seleções:

Argentina ultrapassará Bélgica e será líder do próximo ranking da Fifa
– Sensação das eliminatórias se inspira em mesmo mentor que guia Dunga
– E o calor? África do Sul planeja usar mangas longas contra zika na Rio-2016
Como e por que a Bélgica fechou 2015 como a melhor seleção do mundo

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tem seleção nova na área, e ela pode ter vários jogadores conhecidos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis