Neymar é o jogador que mais dribla na Europa; top 10 tem D. Costa e Messi
Rafael Reis
13/04/2016 06h00
Lionel Messi é mais genial. Cristiano Ronaldo, mais espetacular. Luis Suárez e Zlatan Ibrahimovic, certamente mais letais. Mas nos dribles, nenhum deles consegue superar Neymar.
O atacante brasileiro do Barcelona é, dentro do futebol europeu, o rei do fundamento que eternizou Garrincha como um dos grandes da história.
De acordo com o site "WhoScored?", especializado em estatísticas, Neymar aplica em média 4,4 dribles por partida na atual temporada, mais do que qualquer outro jogador que atue em uma liga nacional de expressão no Velho Continente.
Quem mais se aproxima da marca do brasileiro são Messi e o francês Ousmane Dembélé, revelação de 18 anos do Rennes que já está na mira do Barça para se juntar ao brasileiro e ao argentino.
Em sua primeira temporada como profissional, o meia-atacante dribla 4,3 vezes por jogo, mesma média do camisa 10, eleito cinco vezes o melhor do mundo.
Na sequência, aparecem o marroquino Sofiane Boufal (Lille), o francês Hatem Ben Arfa (Nice) e o inglês Wilfried Zaha (Crystal Palace).
Além de Neymar, outro brasileiro aparece no top 10 dos maiores dribladores da Europa. O atacante Douglas Costa, do Bayern de Munique, é o sétimo na lista, com 3,7 dribles por partida.
Apenas como comparação, o português Cristiano Ronaldo, três vezes vencedor da Bola de Ouro, tem média pouco superior a 1 drible por jogo.
Curiosamente, Neymar dribla mais seus adversários em confrontos da Liga dos Campeões, como o desta quarta-feira, contra o Atlético de Madri, por vaga na semifinal, do que em jogos do Campeonato Espanhol, quando enfrenta rivais em tese mais fracos.
A média de dribles do brasileiro na atual temporada da Champions é de 5,3 por partida, contra 4,2 nos jogos da liga nacional.
Após vencer o Atlético por 2 a 1 na Catalunha, o Barça pode até perder por um gol de diferença (desde que marque ao menos dois) nesta quarta que seguirá vivo na briga do seu segundo título europeu consecutivo.
Caso seja derrotado por 2 a 1, a disputa da vaga irá para as prorrogação e, se o placar persistir, para a disputa de pênaltis.
Mais de Brasileiros pelo Mundo
– Olho no futuro: conheça 5 brasileiros que jogam nas bases de Barça e Real
– Salário atrasado e trocas de técnico: até parece que Xandão joga no Brasil
– Um gol a cada 42 minutos. Ex-Palmeiras brilha como artilheiro da Ásia
– Willian José usa ridicularizações como motivação e já se vê na seleção
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.