Eles ficam sem contrato em julho e podem reforçar seu time no 2º semestre
Rafael Reis
16/03/2016 06h00
A temporada 2016 do futebol brasileiro ainda está no começo, mas já tem muito torcedor pensando adiante, em como deixar seu equipe mais forte para a sequência do ano e a disputa da Série A.
A resposta costuma passar pelo mercado da bola: contratações de reforços que se destacaram por times menores nos Estaduais ou em países vizinhos.
E também, claro, daqueles brasileiros que estão dispostos a deixar o exterior e retornar para casa.
Por isso, elaboramos um guia com sete jogadores que atuam no futebol europeu e ficarão sem contrato no meio do ano.
Isso significa que eles estarão livres para voltar ao Brasil e reforçar os clubes daqui no segundo semestre. E, para melhorar, serão contratações livres de pagamento pelos direitos econômicos.
MAICON
Idade: 34 anos
Posição: Lateral direito
Clube: Roma (ITA)
Joga na Europa há 12 anos, desde que trocou o Cruzeiro pelo Monaco e deu início a uma vitoriosa carreira internacional, com direito a título de Liga dos Campeões e duas participações em Copas do Mundo. Veterano, Maicon já não tem a mesma explosão física dos seus melhores dias e tem sido na maioria do tempo só uma opção de banco para a Roma. Mesmo em baixa, ainda possui qualidade técnica suficiente para se destacar no futebol brasileiro.
SIDNEI
Idade: 26 anos
Posição: Zagueiro
Clube: La Coruña (ESP)
Ex-jogador do Internacional, o jogador está vinculado ao Benfica desde 2008. Mas, após alternar altos e baixos no futebol português, foi emprestado há duas temporadas ao La Coruña. Em julho, os contratos de Sidnei com os dois clubes acabam, e ele estará livre para defender outra equipe. Como vive boa fase na Espanha, está valorizado e depende de uma proposta bem vantajosa para retornar ao Brasil.
ALEX
Idade: 33 anos
Posição: Zagueiro
Clube: Milan (ITA)
O defensor revelado pelo Santos está naquele ponto da carreira em que a volta ao Brasil parece o destino mais natural. Após passar por Chelsea, PSV Eindhoven e Paris Saint-Germain, Alex tenta há dois anos tentar fazer o Milan se reerguer. Titular da zaga rossonera, ele ainda continua balançando as redes com frequência. Santos e Flamengo já manifestaram intenção de repatriá-lo.
NEUTON
Idade: 26 anos
Posição: Lateral esquerdo
Clube: Albacete (ESP)
Revelado pelo Grêmio, o zagueiro e lateral esquerdo terá encerrado em junho o contrato que o mantém vinculado à Udinese. Apesar de ter sido contratado pelo clube italiano em 2011, o jogador fez apenas nove partidas oficiais pelo time alvinegro. Seus últimos cinco anos foram marcados por uma sucessão de empréstimos: passou por Watford, Granada, Chapecoense e Albacete.
JUSSIÊ
Idade: 32 anos
Posição: Meia
Clube: Bordeaux (FRA)
Campeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2003, o meia já disputou mais de 240 partidas com a camisa do Bordeaux, clube que defende quase que ininterruptamente há nove anos (ficou seis meses emprestado para um time dos Emirados Árabes). Anos atrás, o Flamengo já fez uma tentativa para contratá-lo. Agora, livre de contrato, o negócio fica mais fácil.
LEANDRO DAMIÃO
Idade: 26 anos
Posição: Atacante
Clube: Betis (ESP)
Após se desvincular do Santos na Justiça, o atacante assinou em fevereiro até o fim da temporada com o Betis. Mas Damião estendeu para a Espanha a fase ruim que vivia no Brasil. Em pouco mais de um mês por lá, disputou apenas uma partida e ficou 34 minutos em campo. Nas últimas três partidas, não saiu do banco de reservas.
WILLIAN JOSÉ
Idade: 24 anos
Posição: Atacante
Clube: Las Palmas (ESP)
Contestado nos tempos de São Paulo e Grêmio, vive grande fase na Espanha e balançou as redes do Barcelona e do Real Madrid na atual temporada. O bom momento, aliás, pode ser o maior impedimento para sua volta em julho. Mas, caso não surja nenhuma grande proposta no exterior, tem mercado bem aberto no futebol brasileiro.
Mais de Brasileiros pelo Mundo
– Um título a cada 4 meses. Tá ruim a média de David Luiz?
– Nerd e crítico: conheça o único técnico brasileiro na elite da Europa
– Dante dispara: "Quando ganhei tudo, ninguém fez piada comigo"
– O que fez Kaká pensar que tiraria papel de Neymar como melhor do mundo
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.