Leicester já é o favorito para conquistar o título inglês?
Rafael Reis
13/02/2016 07h30
Líder isolado com dois terços das rodadas já disputadas, cinco pontos de diferença para o segundo colocado, apenas duas derrotas em 25 jogos, melhor ataque e artilheiro da competição.
Já não dá mais para dizer que o Leicester não é um candidato real ao título inglês da temporada 2015/16. E é difícil até não apontá-lo como principal favorito à conquista da Premier League.
O time dirigido pelo revitalizado técnico italiano Claudio Ranieri está entre os quatro primeiros colocados da mais rica liga nacional do planeta desde o começo de novembro e liderou oito das 25 rodadas jogadas até agora.
Também sobreviveu ao tradicional período de definição de quem é quem na Inglaterra, o mês de dezembro, quando a sequência pesada de jogos a que os clubes são submetidos costuma minar times que tenham elencos menores, acabando assim como os sonhos das zebras.
Joga ainda a favor do Leicester o fato de ser o único candidato ao título que não precisa dividir suas forças entre a Premier League e uma competição europeia.
O vice-líder Tottenham está na segunda fase da Liga Europa. Arsenal e Manchester City, respectivamente terceiro e quarto na tabela, já pensam nos confrontos de oitavas de final da Liga dos Campeões.
E os rivais do surpreendente líder do Inglês nem podem mais se apegar aos confrontos diretos para tentar chegar ao título.
A partida deste domingo, contra o Arsenal, no Emirates Stadium, é a última do Leicester contra um dos três rivais com mais chances de alcançá-lo na classificação.
Os londrinos, aliás, protagonizaram uma das únicas duas derrotas do Leicester na temporada. Em setembro, aplicaram 5 a 2 no hoje favorito ao título –o outro tropeço aconteceu contra o Liverpool.
Passado o confronto deste domingo, o Leicester só terá mais dois jogos contra adversários do primeiro escalão do Campeonato Inglês: Manchester United, na 36ª rodada, e Chelsea, na última rodada.
No restante do campeonato, terá pela frente os Norwichs, Southamptons e Sunderlands da vida.
O que ainda pode ameaçar o título do Leicester não é seu elenco curto, a dependência que o time tem de Mahrez ou a maior força dos seus rivais diretos, mas sim a desconfiança de que pode sim ser campeão.
O Liverpool sentiu na pele duas temporadas atrás o efeito de não estar acostumado a vencer. Sem conquistar o Inglês desde 1990, liderava o campeonato, mas patinou nas rodadas finais e entregou a taça nas mãos do Manchester City.
Mas, a não ser que esse fenômeno se repita, a Premier League tem tudo para ter seu sexto e mais surpreendente campeão em 24 temporadas.
Depois de Manchester United, Blackburn, Arsenal, Chelsea e Manchester City, talvez tenha chegado a hora do modesto Leicester festejar o título.
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.