Topo

Conheça o time da 2ª divisão da Argentina que revela craques

Rafael Reis

09/02/2016 10h10

Nenhum título de primeira divisão, um histórico de rebaixamentos e uma longa vida distante da elite. O Instituto de Córdoba tinha tudo para ser uma figura praticamente irrelevante no futebol argentino.

Mas apesar da falta de grandes momentos e de uma trajetória marcada pela mediocridade, a equipe alvirrubra tem sim sua importância na terra de Maradona e Messi.

É que de tempos em tempos, o Instituto costuma sair da obscuridade e entregar de mão beijada um novo craque para a Argentina.

O último deles foi Paulo Dybala, 22. Sensação da Juventus e cotado para se transferir para o Barcelona, o atacante passou oito anos nas categorias de base do Instituto e jogou na equipe principal entre 2011 e 2012.

Apesar de ter feito apenas 40 jogos pelo Instituto e nunca ter saído da segunda divisão argentina, a nova sensação do futebol mundial conseguiu colocar seu nome na história do clube.

É que sua venda para o Palermo (12 milhões de euros ou R$ 52,1 milhões, na cotação atual) foi a maior da história do time de Córdoba.

Além disso, Dybala igualou a marca história de Mario Kempes. Ambos anotaram sete gols em suas primeiras dez partidas pelo Instituto quando tinham somente 17 anos de idade.

Sim, assim como o astro juventino da atualidade, o artilheiro da Copa de 1978 e principal destaque do primeiro título mundial da Argentina também deu seus primeiros chutes como profissional nesse pequeno clube.

Kempes integrou o primeiro time do Instituto que disputou um torneio da AFA (Associação de Futebol da Argentina), em 1973. O título argentino ficou longe, mas o atacante descolou uma transferência para o Rosario Central, onde se consagraria.

Aquela equipe teve mais um prata da casa que daria o que falar no futuro.

Assim como o antigo companheiro de Instituto, o meia Osvaldo Ardiles também venceu a Copa-1978 com a Argentina. Após o título, transferiu-se para o Tottenham, abrindo o caminho do futebol inglês para os jogadores sul-americanos.

Apelidado de "Ossie", ele enfrentou problemas legais e preconceito para jogar no Reino Unido. Mas deu certo. Caiu nas graças do time de Londres e se sagrou por lá bicampeão da Copa da Inglaterra.

Além de Dybala, Kempes e Ardiles, o cultuado técnico Marcelo Bielsa também passou pelo Instituto em seus tempos de jogador.

O time atual do clube de Córdoba não tem nenhum craque em potencial como esses do passado.

Na última temporada, foi quinto colocado na segunda divisão e não conseguiu o acesso. Sua mais recente participação na elite argentina foi no primeiro semestre de 2006.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça o time da 2ª divisão da Argentina que revela craques - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis