Topo

Zizao agora veste verde, é parceiro de ex-rival e não decola nem na China

Rafael Reis

24/11/2015 06h15


Nos dois anos em que ficou no Corinthians, Chen Zhizhao virou ídolo. Não pelos (poucos) jogos que fez ou pelas (raras) boas jogadas que protagonizou, mas sim pelo carisma e o sorriso fácil que conquistaram torcida.

De volta à China, o meia deixou de ser uma mera estratégia de marketing e voltou a ser jogador de futebol. Só que não um grande jogador de futebol.

Há dois anos em sua terra-natal, Zizao, forma aportuguesada como ficou conhecido no Brasil, tem frequentado os bancos de reserva, enfrentado jejum de gols e continuado longe do seu objetivo de ser convocado para a seleção.

Vestindo o mesmo verde que é característico do Palmeiras e tão odiado pelos corintianos, ele é apenas mais um no elenco do Beijing Guoan, time que ficou na quarta colocação na recém-encerrada temporada 2015 do futebol chinês.

Mesmo sem grandes estrelas como concorrentes, o ex-corintiano ficou mais no banco do que dentro de campo ao longo do ano. Zizao foi titular em apenas 14 das 32 partidas para as quais foi relacionado. Nos outros 18 jogos, começou como reserva.

Seu único gol no ano todo aconteceu há cinco meses. O meia marcou na vitória por 2 a 0 sobre o Chongqing Lifan, na 16ª rodada do Campeonato Chinês.

Curiosamente, o verde da camisa do Beijing Guoan não é a única recordação do maior rival do Corinthians que Zizao tem em sua vida cotidiana.

O único companheiro de time com quem ele pode treinar o português que aprendeu no Brasil é um velho adversário: o atacante Kléber, ex-Porto, que teve uma passagem pouco expressiva pelo Palmeiras em 2013.

Quando vivia no Brasil, Zizao teve um relacionamento amoroso com uma atleta da equipe palmeirense de tênis de mesa: a chinesa naturaliza brasileira Gui Lin.

MUITO MARKETING, POUCO FUTEBOL

Jogador sem grandes momentos na carreira, Zizao foi contratado pelo Corinthians em 2012 para aumentar a exposição da marca do clube no exterior, especialmente no mercado chinês.

Ao longo de dois anos, ele participou de somente cinco partidas e não fez nenhum gol. Seu lance mais marcante foi a pedalada seguida de passe para um gol na partida contra o Paulista, pelo Estadual de 2013.

Zizao ficou mais conhecido pelas jogadas de marketing que protagonizou e pelo bom humor sempre explícito em seu rosto.

O meia chegou ao Corinthians vestindo a camisa 200, em referência ao segundo centenário da imigração chinesa no Brasil, ganhou uma hashtag que fez sucesso no Twitter, a "JogaZizao" e protagonizou um vídeo que viralizou na internet, em que ele e Emerson Sheik fazem uma paródia de uma propaganda da Caixa, patrocinadora do clube.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Zizao agora veste verde, é parceiro de ex-rival e não decola nem na China - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis