Topo

Mundial sub-17 tem filho de Zidane e Messi da Coreia; conheça as promessas

Rafael Reis

16/10/2015 07h05

Ronaldinho, Tevez, Casillas, Kroos, Fàbregas, David Silva. A lista de grandes jogadores que foram apresentados ao planeta em um Mundial sub-17 é extensa.

É claro que brilhar na competição de adolescentes não é garantia de uma carreira de sucesso, como bem provaram o norte-americano Freddy Adu e o francês Sinama-Pongolle, mas já é um primeiro passo.

A 16ª edição do torneio, que começa neste sábado no Chile e vai até o dia 8 de novembro, também já tem seus candidatos a estrelas. Alguns deles, aliás, vêm de linhagem nobre, como é o caso do goleiro francês Luca Zidane, filho de vocês podem imaginar quem…

Abaixo, o blog lista sete jogadores do Mundial sub-17 que merecem receber sua atenção nas próximas semanas. Afinal, são boas as chances de o futuro do futebol passar pelos pés (e mãos deles) deles.

DAVOR LOVREN
Seleção: Croácia


Irmão mais novo do zagueiro do Liverpool Dejan Lovren, Davor é um meia-atacante baixinho e bastante habilidoso. Jogador do Dínamo de Zagreb, foi ele o autor do gol da única vitória croata na fase final do Europeu sub-17, contra a Áustria. O jovem está na lista de 50 jogadores promissores nascidos a partir de 1998 divulgada no início do mês pelo jornal britânico "Guardian".

FELIX PASSLACK
Seleção: Alemanha


Cria das categorias de base do Borussia Dortmund, Passlack é o tipo de jogador que deixa Pep Guardiola, ou qualquer treinador apaixonado pelo lado tático do futebol, com os olhos brilhando. O camisa 2 da Alemanha faz tudo dentro de campo: joga nas duas laterais, como meio-campista ou na ponta direita, posição onde costuma render melhor. Para completar, também carrega a tarja de capitão da seleção germânica.

ISMAIL AZZAOUI
Seleção: Bélgica


É o principal nome da novíssima geração belga que se apresentará Chile. Sua velocidade e facilidade em driblar adversários tem rendido comparações com Hazard, a maior estrela do futebol do país. Descendente de marroquinos e vice artilheiro do Europeu sub-17, Azzaoui já protagonizou duas transferências internacionais. No ano passado, trocou o Anderlecht pelo Tottenham e, dois meses atrás, deixou a Inglaterra para se juntar ao Wolfsburg.

LEE SEUNG-WOO
Seleção: Coreia do Sul


Talvez não seja o melhor, mas certamente é o mais badalado de todos os jogadores que vão disputar o Mundial sub-17. Lee Seung-Woo é um fenômeno do Youtube. Chamado há tempos de Messi sul-coreano, tem vídeos que superam 3 milhões de visualizações. Jogador do Barcelona desde os 12 anos, é um dos protagonistas da política de contratações ilegais de menores que fez o clube ser punido pela Fifa. Por isso, só poderá disputar partidas oficiais pelo Barça em janeiro, quando completar 18 anos. Até lá, jogos competitivos, apenas pela seleção da Coreia do Sul.

LINCOLN
Seleção: Brasil


O único brasileiro da lista tem em seu favor a experiência de já estar habituado ao futebol dos adultos. Habilidoso, criativo e capaz de lances surpreendentes, Lincoln foi promovido por Felipão ao elenco profissional do Grêmio no início do ano e chegou a ser titular da equipe durante o Campeonato Gaúcho. Precoce, ele só não foi integrado à equipe principal já em 2014 porque ainda não tinha completado os 16 anos necessários para assinar seu primeiro contrato profissional.

LUCA ZIDANE
Seleção: França


O fato de ser filho do maior nome da história do futebol francês já atrai automaticamente as atenções para o goleiro do Real Madrid e os Bleus. Mas Luca também tem méritos que vão além do fato de ser filho de Zinedine Zidane. O arqueiro foi o herói da classificação da França para a decisão do Europeu sub-17 e defendeu três tiros na disputa por pênaltis contra a Bélgica. Mas ele não deu uma de Zidane em sua cobrança –acertou o travessão ao tentar uma cavadinha no meio do gol.

ODSONNE EDOUARD
Seleção: França


O centroavante do Paris Saint-Germain não foi só o melhor jogador e o artilheiro do último Europeu sub-17. Com oito gols em cinco partidas, ele se tornou também o maior goleador de uma única edição do torneio continental. Para completar: sua atuação de gala foi justamente na partida mais importante, a decisão. Edouard, que nasceu na Guiana Francesa, anotou um hat-trick (três gols) na vitória por 4 a 1 sobre a Alemanha, que deu o título aos Bleus.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mundial sub-17 tem filho de Zidane e Messi da Coreia; conheça as promessas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis