Topo

Como um vulcão fez time azarado da Inglaterra ficar sem Lewandowski

Rafael Reis

15/10/2015 07h40

O maior destaque deste início da temporada 2015/16 no futebol europeu teve sua carreira transformada por um vulcão.

Em 2010, quando ainda defendia o Lech Poznan, do seu país-natal, o atacante Robert Lewandowski, então com 21 anos, esteve prestes a assinar com o Blackburn para disputar a Premier League inglesa.

O negócio, avaliado em 4 milhões de libras (R$ 23,3 milhões, na cotação atual), só não saiu porque a natureza não permitiu.

Convidado a assistir a uma partida entre Blackburn e Everton antes de assinar contrato e sacramentar a transferência, Lewandowski arrumou as malas para a Inglaterra, mas não pôde viajar devido à erupção do Eyjafjallajokull.

O vulcão, localizado na Islândia, espalhou cinzas por boa parte do continente europeu e atrapalhou o tráfego aéreo na região. Na época, o Barcelona teve de viajar de ônibus à Itália para enfrentar a Inter de Milão, na semifinal da Liga dos Campeões da Europa.

Lewandwoski comemora um dos seus três gols contra o Dínamo Zagreb, pela Liga dos Campeões

No caso de Lewandowski, o Eyjafjallajokull fez a transferência para o Blackburn melar.

Sem poder pegar um avião para a Inglaterra, o centroavante recebeu uma proposta do Borussia Dortmund e gostou da ideia de jogar na Alemanha.

A partir daí, a carreira de Lewandowski decolou. O jogador foi duas vezes campeão da Bundesliga e vice europeu pelo Dortmund, transferiu-se para o Bayern de Munique e conquistou mais um título alemão.

Na atual temporada, virou a sensação do futebol europeu ao marcar cinco gols em nove minutos na goleada por 5 a 1 sobre o Wolfsburg, em 22 de setembro.

Com 22 gols em 15 partidas oficiais na temporada, Lewandowski é o artilheiro do Alemão e igualou o recorde de 13 tentos do norte-irlandês David Healy nas eliminatórias da Eurocopa.

Se não fosse o vulcão Eyjafjallajokull, essa história poderia teria sido bem diferente.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como um vulcão fez time azarado da Inglaterra ficar sem Lewandowski - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis