Topo

Rafael Reis

"Gigante adormecido" da França tem melhor defesa da Europa; veja o top 10

Rafael Reis

23/10/2019 04h20

Um clube que já conquistou seis títulos franceses e esteve na final da primeira edição da Liga dos Campeões, mas que não ganha nada de relevante há décadas e passou boa parte das últimas temporadas perambulando pelas divisões inferiores. Esse é o dono da melhor defesa do futebol europeu em 2019/20.

O Stade de Reims, surpreendente terceiro colocado nesta Ligue 1, com sete pontos a menos que o líder Paris Saint-Germain, só sofreu quatro gols em dez jogos disputados nesta temporada.

Crédito: Divulgação

Nenhuma outra equipe da primeira divisão das sete principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Rússia e Portugal, de acordo com ranking da Uefa) tem desempenho defensivo tão bom assim.

Nesta temporada, o Reims só teve sua defesa vazada nas três partidas da Ligue 1 em que saiu de campo derrotado: 1 a 0 contra Brest e Nantes e 2 a 1 ante o Dijon.

Em compensação, conseguiu segurar o ataque mais poderoso do Francês, o do PSG, a quem derrotou por 2 a 0, e também sobreviveu aos confrontos contra Olympique de Marselha, Strasbourg, Lille, Monaco, Rennes e Montpellier sem sofrer danos.

O time é treinado pelo técnico David Guion, que trabalha no clube desde 2012 e assumiu a função há pouco mais de dois anos. Sua defesa não tem nenhum jogador consagrado. Os nomes mais conhecidos são o goleiro Predrag Rajkovic, reserva da seleção da Sérvia na última Copa do Mundo, e o lateral direito Thomas Foket, que já jogou dois partidas pela Bélgica.

Ou seja, o segredo do sucesso defensivo do Reims não está necessariamente na qualidade dos seus defensores, mas sim no trabalho de marcação realizado por todo o time, que normalmente atua em 4-2-3-1, que privilegia a retaguarda ao desenvolvimento dos ataques.

A melhor defesa da Europa de 2019/20 pertence a um gigante que andava adormecido.

Entre 1949 e 1962, o Reims ganhou nada menos que seis edições do Campeonato Francês. Nessa época, o clube contava com duas lendas do futebol: Raymond Kopa, que também defendeu o Real Madrid, e Just Fontaine, maior artilheiro de uma única edição da Copa do Mundo (13 gols na Suécia-1958).

Na edição da estreia da Champions, em 1956, a equipe francesa só foi derrotada pelo Real, já na decisão. E a final foi épica: um 4 a 3, com direito à virada dos espanhóis no segundo tempo.

Mas o Reims caiu de produção nas últimas décadas. Seu último título de alguma repercussão foi a Copa da Liga de 1991. Duas temporadas atrás, ganhou a segunda divisão e conquistou direito de voltar à elite francesa.

Na atual temporada europeia, o time que mais se aproxima do seu sucesso defensivo é o Athletic Bilbao, da Espanha, que sofreu cinco gols até o momento. Nantes e Paris Saint-Germain, justamente as equipes que estão à sua frente na classificação da Ligue 1, além dos portugueses Santa Clara e Vitória de Setúbal, foram vazados seis vezes cada.

AS MELHORES DEFESAS DA EUROPA NA TEMPORADA:

1 – Reims (FRA) – 4
2 – Athletic Bilbao (ESP) – 5
3 – Nantes (FRA) – 6
Paris Saint-Germain (FRA) – 6
Santa Clara (POR) – 6
Vitória de Setúbal (POR) – 6
7 – Atlético de Madri (ESP) – 7
Udinese (ITA) – 7
9 – Benfica (POR) – 8
Boavista (POR) – 8
Cagliari (ITA) – 8
Montpellier (FRA) – 8
Osasuna (ESP) – 8


Mais de Clubes

Com dois times na Liga dos Campeões, Red Bull é doping no futebol?
Rei das goleadas, City tem o melhor ataque da Europa; veja o top 10
Soberana na Itália, Juve tem melhor aproveitamento da Europa; veja o top 10
Como agente de CR7 fez nanico das divisões de baixo virar líder em Portugal

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.