Topo

Rafael Reis

Rei das goleadas, City tem o melhor ataque da Europa; veja o top 10

Rafael Reis

16/10/2019 04h20

Atual bicampeão inglês, o Manchester City pode até estar oito pontos atrás do Liverpool na briga pelo título da Premier League nesta temporada. No entanto, o time de Pep Guardiola tem um trunfo para se orgulhar.

Com 36 gols marcados em apenas 12 partidas, a equipe dos brasileiros Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus possui o melhor ataque do primeiro escalão do futebol europeu em 2019/2020.

Crédito: Sergei Supinsky/AFP

Nenhum time que disputa a primeira divisão dos sete principais campeonatos nacionais do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Rússia e Portugal, de acordo com ranking da Uefa) tem números ofensivos tão bons quanto os seus.

Quem mais se aproxima da marca do City é o Bayern de Munique, que marcou 33 vezes em 11 jogos. Outro inglês, o Wolverhampton, completa o pódio com 32 bolas nas redes, mas uma quantidade bem maior de apresentações (17), já que disputou as fases preliminares da Liga Europa.

Além dos Wolves, outros três times se beneficiaram da competição continental e estão no top 10 dos melhores ataques da temporada: Eintracht Frankfurt (ALE), Torino (ITA) e Vitória de Guimarães.

Já o desempenho ofensivo do City não pode ser explicado por nenhuma espécie de ajuda do calendário. Ele é resultado apenas da fome de gols demonstrada nos últimos dois meses pelos comandados de Guardiola.

Os bicampeões ingleses só passaram em branco em um dos 12 jogos que disputaram nesta temporada: justamente o último, a derrota por 2 a 0 para o Wolverhampton, no dia 6, pelo Inglês.

Em compensação, já aplicaram três goleadas: 8 a 0 sobre o Watford, 5 a 0 sobre o West Ham e 4 a 0 sobre o Brighton, todos pela Premier League.

O artilheiro do City em 2019/2020 é o inglês Raheem Sterling, que já anotou nove gols (28% do total). O argentino Sergio Agüero aparece na sequência, com oito bolas nas redes. O português Bernardo Silva e Gabriel Jesus marcaram quatro vezes cada.

A média atual de gols do clube inglês (3 por partida) supera a da temporada passada (2,77), quando a equipe também teve o melhor ataque da elite do futebol europeu.

Em 2018/2019, a equipe de Guardiola marcou 169 vezes em 61 partidas. O único time de todo o continente que superou sua marca foi o Ajax, autor de 175 gols, mas que disputa um campeonato nacional de menor relevância e grau de competitividade, o Holandês.

OS MELHORES ATAQUES DA EUROPA NA TEMPORADA:

1 – Manchester City (ING) – 36 gols
2 – Bayern de Munique (ALE) – 33
3 – Wolverhampton (ING) – 32
4 – Eintracht Frankfurt (ALE) – 30
Krasnodar (RUS) – 30
6 – Chelsea (ING) – 29
Liverpool (ING) – 29
8 – Vitória de Guimarães (POR) – 28
9 – Lokomotiv Moscou (RUS) – 26
Torino (ITA) – 26


Mais de Clubes

Soberana na Itália, Juve tem melhor aproveitamento da Europa; veja o top 10
Como agente de CR7 fez nanico das divisões de baixo virar líder em Portugal
Melhor da história do Brasileiro, campanha do Fla daria títulos na Europa?
Elencos da Champions valem R$ 71 bilhões; conheça os 10 times mais caros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.