Topo

Rafael Reis

David Luiz mal chegou ao Arsenal, mas já virou alvo número 1 das críticas

Rafael Reis

14/09/2019 04h00

David Luiz desembarcou no Arsenal há apenas um mês e disputou só três partidas pelo novo clube, mas já se tornou o alvo preferencial das críticas feitas pelos torcedores e jornalistas que cobrem a equipe londrina.

O veterano de 32 anos disputou os 270 minutos (fora os acréscimos) dos jogos contra Burnley, Liverpool e Tottenham, válidos pelo Campeonato Inglês. E falhou feio em pelo menos dois desses compromissos.

Crédito: Getty Images

Na derrota por 3 a 1 para o Liverpool, o zagueiro teve atuação desastrosa. Primeiro, cometeu infantil pênalti ao puxar a camisa de Mohamed Salah no lance que gerou o segundo gol dos Reds. Depois, foi facilmente driblado pelo egípcio na jogada que definiu o terceiro tento dos atuais campeões europeus.

"David Luiz mostrou por que Lampard estava certo em dispensá-lo. Um leopardo não muda suas manchas", publicou após a partida o jornalista inglês Jake Lambourne, do "Sun".

no empate por 2 a 2 com o Tottenham, o camisa 23 errou no bote a Son na origem do lance em que os Spurs abriram o placar e cometeu várias outras falhas que não tiveram impacto direto no resultado da partida.

O desempenho do brasileiro no clássico levou David Hynter, do "Guardian", a publicar um artigo com o título "David Luiz e o novo caos defensivo do Arsenal".

"Houve um momento, no início da partida, quando o Arsenal perdia por 1 a 0, que Son foi acionado livre pela esquerda, e David Luiz era o marcador mais próximo. Todos esperavam que ele fosse atrás de Son, mas, com David Luiz, às vezes, é melhor esperar o inesperado", escreveu.

Mas a crítica mais pesada que o defensor recebeu veio do comentarista Simon Jordan, do talkSport. "Com todo o respeito, mas qualquer pessoa que tem meio cérebro olha para o David Luiz e pergunta: como pode alguém querer escalá-lo no miolo de zaga se ele não te dá solidez defensiva?", questionou.

Apesar das críticas vindas de todos os lados, o brasileiro não deve perder tão cedo sua vaga na equipe titular do Arsenal. Ele é o defensor mais experiente do elenco londrino, que conta ainda com os gregos Sokratis e Kostas Mavropanos, o alemão Shkodran Mustafi e os ingleses Rob Holding e Calum Chambers para a posição.

O zagueiro decidiu deixar o Chelsea, clube pelo qual disputou quase 250 partidas oficiais, depois de ouvir do técnico Frank Lampard que não teria lugar cativo entre os titulares nesta temporada. Ele acertou sua ida para o novo time no último dia da janela de transferências da primeira divisão inglesa.

O brasileiro foi contratado pelos Gunners para suprir a ausência do francês Laurent Koscielny, que assinou com o Bordeaux e custou 8,7 milhões de euros (R$ 39 milhões).

Até o início da quinta rodada da Premier League, a equipe dirigida pelo técnico espanhol Unai Emery ocupava a quinta colocação, com sete pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota), cinco a menos que o Liverpool, único time que venceu seus quatro primeiros compromissos.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Longe da seleção, Paulinho vira "camisa 10" e artilheiro na China
Por onde andam 7 brasileiros que jogaram no Atlético de Madri?
5 brasileiros no exterior que já podem assinar com seu time para 2020
Paraense cruzou o mundo, comeu morcego e esperou 37 anos por 1ª convocação

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.