Topo

Rafael Reis

Pintou o favorito? Nos números, Liverpool "atropela" Tottenham

Rafael Reis

31/05/2019 04h20

Final de Liga dos Campeões da Europa é um jogo imprevisível, certo? Afinal, por mais clichê que possa parecer, tudo pode acontecer em 90 minutos de futebol… ou 120, se contarmos uma possível prorrogação.

Mas, se depender das estatísticas, a decisão da Champions 2018/19 tem, sim, um favorito claro: o Liverpool, que, pelo números, tem tudo para atropelar o Tottenham e ser campeão continental pela sexta vez.

Veja também:

Essa superioridade é certeza de título? Claro que não. Mas, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo as estatísticas dos dois finalistas do principal torneio interclubes do planeta nesta temporada.

Crédito: Paul Childs/Reuters

APROVEITAMENTO

A diferença entre as campanhas feitas por Liverpool e Tottenham ao longo da temporada é abismal. Enquanto os Reds conquistaram 76,3% dos pontos que disputaram e só perderam sete vezes na soma de todas as competições de 2018/19, os Spurs tiveram um aproveitamento de apenas de 60,9% e acumularam 19 derrotas. Por isso, no Campeonato Inglês, o time de Jürgen Klopp, vice-campeão, somou 26 pontos a mais que o seu adversário deste sábado, quarto colocado.

ATAQUE

Liderado por Mohamed Salah, Roberto Firmino e Sadio Mané, que formam um dos melhores trios ofensivos do mundo, o Liverpool costuma dar muito trabalho para as defesas adversárias. Prova disso é que marcou 113 gols em 52 partidas ao longo da temporada, média de 2,17 a cada 90 minutos de futebol. Já o Tottenham, que enfrentou problemas físicos do seu principal homem de frente (Harry Kane), meteu 103 bolas nas redes em 57 jogos (1,81 por apresentação).

DEFESA

Não foi à toa que o Liverpool teve a melhor defesa da Premier League nesta temporada. Com o goleiro brasileiro Alisson e o zagueiro holandês Virgin van Dijk em grande fase, o time de Anfield foi vazado só 38 vezes nos 52 jogos que disputou em 2018/19 (0,73 por partida). Os números da retaguarda do Tottenham são bem piores: 63 gols sofridos em 57 apresentações (1,1 por jogo).

CONFRONTOS DIRETOS

O Liverpool levou a melhor nas duas vezes em que teve de medir forças com seu adversário na final da Champions. Os dois confrontos diretos desta temporada, ambos válidos pelo Campeonato Inglês, terminaram com o mesmo placar: 2 a 1. Em setembro, os Reds venceram na casa do Tottenham com gols de Wijnaldum e Firmino (Lamela descontou já no fim). Já no fim de março, Firmino e Alderweireld (contra) marcaram para o time da terra dos Beatles, e Lucas Moura fez o gol de honra dos londrinos.

POSSE DE BOLA

Os dois finalistas da Liga dos Campeões são adeptos do jogo de controle da posse de bola. Mas o Liverpool é ainda mais fanático pelo controle territorial da partida. Segundo o "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol, o time da camisa vermelha tem média de 57,1% de posse de bola na atual temporada, contra 55,3% do Tottenham. O Liverpool também é ligeiramente superior no acerto de passes (83,5%, contra 83,1%).

DISCIPLINA

Até no comportamento, o Liverpool supera o Tottenham. Ao longo da temporada, os comandados de Klopp receberam 64 cartões amarelos e apenas dois vermelhos. Já os jogadores sob a batuta de Pochettino acumularam 84 advertências e quatro expulsões. O atleta mais indisciplinado da decisão da Champions, no entanto, é dos Reds. O meia James Milner, vice-capitão do Liverpool, foi punido com cinco amarelos e um vermelho em 2018/19.


Mais de Clubes

– Champions já teve 6 finais entre times do mesmo país; relembre
– Além do Tottenham: 7 times importantes que nunca ganharam a Champions
– Como Liverpool montou "Dream Team" com refugos, rebaixados e apostas
– Com 1 vitória em 6 meses, time inglês é o pior da Europa; veja top 10

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.