Topo

Rafael Reis

De Vinícius Jr. a De Ligt: 7 estrelas "teen" que desfalcam o Mundial sub-20

Rafael Reis

22/05/2019 04h00

O Mundial sub-20 começa nesta quinta-feira, na Polônia, com a presença de boa parte dos futuros grandes nomes dos principais clubes do planeta.

Mas, apesar de estar repleto de prováveis estrelas do amanhã, a competição poderia ter um nível técnico ainda mais alto. Isso porque boa parte dos jogadores "teen" (adolescentes nascidos a partir de 1º de janeiro de 1999) que já alcançaram o estrelato, não estarão no torneio.

Alguns serão desfalques devido a compromissos das seleções principais dos seus país. Outros, simplesmente, porque os times sub-20 que defendem não conseguiram a classificação para o Mundial.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete ausências sentidas da mais importante competição de base de 2019.

MATTHIJS DE LIGT
Zagueiro
19 anos
Holandês
Ajax (HOL)

Crédito: Efe

A Holanda não conseguiu se classificar para o Mundial sub-20. Mas, mesmo que fosse uma das participantes da competição, provavelmente não teria o capitão do Ajax em campo. Apesar de ter só 19 anos, De Ligt já defende a seleção principal há duas temporadas, forma uma aclamada dupla de zaga com Virgil van Dijk (Liverpool) e faz parte do grupo dos melhores defensores do planeta. No começo de junho, vai disputar o Final Four da Liga das Nações da Europa. Depois, deve decidir qual clube irá defender na próxima temporada –Barcelona, Liverpool e outros times ingleses disputam sua contratação.

VINÍCIUS JR.
Atacante
18 anos
Brasileiro
Real Madrid (ESP)

Crédito: Giuseppe Cacace/AFP

Titular do Real Madrid em boa parte da sua primeira temporada na Europa, foi uma das boas caras novas do Campeonato Espanhol em 2018/19. Como acabou ficando de fora da lista de Tite para a disputa da Copa América, o ex-jogador do Flamengo poderia sim pintar no Mundial sub-20. O problema é que a seleção brasileira não ajudou. Sem Vinícius Jr., deu vexame no Sul-Americano da categoria, em janeiro, e ficou sem a vaga.

GIANLUIGI DONNARUMMA
Goleiro
20 anos
Italiano
Milan (ITA)

Crédito: Reprodução

Tratado como o sucessor de Gianluigi Buffon, virou titular do Milan quando tinha apenas 16 anos e hoje já é dono da camisa 1 da seleção italiana adulta. Com carreira muito mais consolidada do que os outros jogadores da mesma idade do Calcio, Donnarumma acabou sendo preservado da convocação para o Mundial sub-20. Na Polônia, os goleiros do time júnior da Itália serão Alessandro Plizzari (Milan), Marco Carnesecchi (Atalanta) e Leonardo Loria (Juventus).

RODRYGO
Atacante
18 anos
Brasileiro
Santos (BRA)

Crédito: Divulgação

Ao contrário de Vinícius Júnior, que será seu companheiro no Real Madrid a partir da próxima temporada, o atacante do Santos tem uma parcela importante de culpa na ausência brasileira nesta edição do Mundial sub-20. Rodrygo era o principal jogador da seleção que terminou o Sul-Americano na quinta colocação, mas só conseguiu fazer dois golzinhos durante a competição, além de acumular uma expulsão.

JADON SANCHO
Atacante
19 anos
Inglês
Borussia Dortmund (ALE)

Crédito: Divulgação

Autor de 17 passes para gol na campanha que levou o Borussia Dortmund ao vice-campeonato alemão desta temporada, Sancho já tem um título mundial no currículo. Mas, o campeão sub-17 de 2017 não terá a oportunidade de brigar pelo troféu na categoria júnior. A Inglaterra, que também é a atual campeã sub-20, não obteve a classificação para o torneio deste ano. Mas, mesmo se os ingleses estivessem no torneio, Sancho dificilmente seria convocado, já que ele faz parte da seleção principal.

JOÃO FÉLIX
Atacante
19 anos
Português
Benfica (POR)

Crédito: Divulgação

Portugal desembarca no Mundial sub-20 como uma das favoritas ao título. Mas a campeã europeia no ano passado não terá Polônia seu melhor jogador nascido a partir de 1999. O atacante João Félix, que marcou 20 gols pelo Benfica e foi a revelação da temporada na terra de Cristiano Ronaldo, foi deixado de fora da lista dos juniores para que possa defender a seleção adulta na fase final da Liga das Nações.

MOISE KEAN
Atacante
19 anos
Italiano
Juventus (ITA)

Crédito: Massimo Pinca/Reuters

Apesar de ainda ser reserva da Juventus e de só ter sido titular em 11% das partidas do clube de Turim na temporada, o atacante é outro exemplo de jogador que, na concepção dos dirigentes do seu país, ficou grande demais para disputar o Mundial sub-20. Enquanto seus companheiros italianos de idade estiverem jogando na Polônia, Kean provavelmente irá ajudar a seleção principal em compromissos válidos pelas eliminatórias da Euro-2020.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 estrelas do futebol que brilharam antes no Mundial sub-20
Mbappé precisa de 4 gols em 90 minutos para conquistar Chuteira de Ouro
Qual era o time de Hugo Chávez e de outros ditadores famosos?
7 transferências já fechadas para a próxima temporada europeia

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.