Topo

Rafael Reis

Finalista da Champions, Liverpool põe dupla no top 10 da Chuteira de Ouro

Rafael Reis

14/05/2019 04h20

Finalista da Liga dos Campeões da Europa pelo segundo ano consecutivo e pela nona vez na história, o Liverpool emplacou dois jogadores no top 10 da Chuteira de Ouro.

O egípcio Mohamed Salah e o senegalês Sadio Mané terminaram o Campeonato Inglês dividindo a artilharia da competição e também o quinto lugar no prêmio concedido ao maior goleador das ligas nacionais do Velho Continente na temporada.

Oli Scarff/AFP

Os atacantes do Reds anotaram 22 gols cada na Premier League e alcançaram 44 pontos na corrida pela artilharia europeia, mesma marca do gabonês Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal), outro co-artilheiro do Inglês, do colombiano Duván Zapata (Atalanta) e do polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique).

O Liverpool, que enfrentará o Tottenham no 1º de junho para definir o campeão europeu da temporada, arrastou a decisão do Inglês para até a última rodada, mas terminou na segunda colocação, com 97 pontos, um a menos que o Manchester City.

Ao contrário da equipe dirigida por Jürgen Klopp, o outro finalista da Champions League passou longe das primeiras colocações da Chuteira de Ouro.

O principal artilheiro do Tottenham na temporada, o centroavante Harry Kane, acabou prejudicado por duas lesões no ligamento do tornozelo, e aparece apenas na 24ª posição do prêmio, com 34 pontos (17 gols).

Em sua reta final, a Chuteira de Ouro 2018/19 já tem um virtual vencedor: Lionel Messi, do Barcelona, que soma 68 pontos, oito a mais (quatro gols) que Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, que ocupa a segunda colocação.

O argentino tem apenas mais um compromisso válido pelo Espanhol, contra o Eibar, no sábado. O PSG ainda joga duas vezes no Francês, ante Dijon e Reims, mas seu jovem astro só poderá ir a campo na última partida, já que está suspenso da próxima rodada.

Messi é o grande nome da história do prêmio e já levou cinco troféus para casa: 2010, 2012, 2013, 2017 e 2018. Na última edição, marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos no ranking.

O Brasil não fatura o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Palmeiras e Grêmio também levantou a taça em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

Nesta edição, o brasileiro mais bem posicionado é Liliu, que atua no futebol estoniano e ocupa a 39ª posição, com 31 pontos. Neymar, do PSG, principal astro do país na atualidade, é o 40º colocado, com 30 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 68 pontos (34 gols)
2º – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 60 pontos (30 gols)
3º – Fabio Quagliarella (ITA, Sampdoria) – 52 pontos (26 gols)
4º – Mbaye Diagne (SEN, Galatasaray) – 45 pontos (30 gols)
5º – Duván Zapata (COL, Atalanta) – 44 pontos (22 gols)
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) ) – 44 pontos (22 gols)
Pierre-Emerick Aubameyang (GAB, Arsenal) – 44 pontos (22 gols)
Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 44 pontos (22 gols)
Sadio Mané (SNG, Liverpool) – 44 pontos (22 gols)
10º – Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) – 42 pontos (21 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) – 42 pontos (21 gols)
Luuk de Jong (HOL, PSV Eindhoven) – 42 pontos (28 gols)
Karim Benzema (FRA, Real Madrid) – 42 pontos (21 gols)
Krzysztof Piatek (POL, Milan) – 42 pontos (21 gols)
Sergio Agüero (ARG, Manchester City) – 42 pontos (21 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Na mira de Real e United, inglês gera polêmica por apologia a terroristas
4 astros do futebol mundial que têm (ou já tiveram) affairs com brasileiras
Mesmo em pior temporada da década, CR7 entra no top 10 da Chuteira de Ouro
O craque que peitou Hitler, recusou seleção nazista e morreu 7 meses depois

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.