Topo

Rafael Reis

Mesmo em pior temporada da década, CR7 entra no top 10 da Chuteira de Ouro

Rafael Reis

07/05/2019 04h20

Apesar de estar para bater seu recorde negativo de gols nos últimos dez anos, Cristiano Ronaldo ainda conseguiu uma vaguinha no top 10 da Chuteira de Ouro, o prêmio concedido ao maior artilheiro dos campeonatos nacionais da Europa na temporada.

Com o gol marcado no empate por 1 a 1 contra o Torino, na sexta-feira, o astro da Juventus chegou a 21 bolas nas redes nesta edição do Campeonato Italiano e voltou a figurar no bloco de cima dos goleadores do Velho Continente.

Crédito: Marco Bertorello/AFP

O português soma agora 42 pontos e divide a sétima colocação com outros cinco jogadores: Luis Suárez (Barcelona), Luuk de Jong (PSV Eindhoven), Karim Benzema (Real Madrid), Krzysztof Piatek (Milan) e Mbaye Diagne (Galatasaray).

Mesmo com o lugar cativo entre os líderes da Chuteira de Ouro momentaneamente garantido, Ronaldo tem pouco para comemorar em sua primeira temporada na Juventus.

Além do encerramento da sequência de três títulos consecutivos de Liga dos Campeões, o português deve terminar a temporada com o menor número de gols marcados em campeonatos nacionais em uma década.

A última vez que Ronaldo teve desempenho ofensivo tão baixo foi em 2008/09, seu ano de despedida do Manchester United. Na ocasião, ele deixou sua marca 18 vezes na Premier League inglesa.

Durante as nove temporadas em que defendeu o Real Madrid, CR7 anotou pelo menos 25 gols/ano no Espanhol.

Desta vez, Ronaldo tem 21 gols no Italiano e apenas mais três jogos para evitar o recorde negativo. A Juve ainda enfrenta Roma, Atalanta e Sampdoria antes do encerramento da competição.

A Chuteira de Ouro 2018/19 já tem um virtual vencedor: Lionel Messi, do Barcelona, que tem 68 pontos, oito a mais (quatro gols) que Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, que ocupa a segunda colocação. O jovem francês, no entanto, tem mais dois jogos de suspensão para cumprir e só voltará a campo mais uma vez na temporada.

Messi é o grande nome da história do prêmio e já levou cinco troféus para casa: 2010, 2012, 2013, 2017 e 2018. Na última edição, marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos no ranking.

O Brasil não fatura o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Palmeiras e Grêmio também levantou a taça em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

Nesta edição, o brasileiro mais bem posicionado é Liliu, que atua no futebol estoniano e ocupa a 37ª posição, com 31 pontos. Neymar, do PSG, principal astro do país na atualidade, é o 51º colocado, com 28 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 68 pontos (34 gols)
2º – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 60 pontos (30 gols)
3º – Fabio Quagliarella (ITA, Sampdoria) – 50 pontos (25 gols)
4º – Duván Zapata (COL, Atalanta) – 44 pontos (22 gols)
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) ) – 44 pontos (22 gols)
Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 44 pontos (22 gols)
7º – Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) – 42 pontos (21 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) – 42 pontos (21 gols)
Luuk de Jong (HOL, PSV Eindhoven) – 42 pontos (28 gols)
Karim Benzema (FRA, Real Madrid) – 42 pontos (21 gols)
Krzysztof Piatek (POL, Milan) – 42 pontos (21 gols)
Mbaye Diagne (SEN, Galatasaray) – 42 pontos (28 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

O craque que peitou Hitler, recusou seleção nazista e morreu 7 meses depois
Acusação de estupro, compra de filhos: 5 histórias mal contadas de CR7
Por onde andam 7 ídolos históricos do Manchester United?
Champions vira maior aliada de Mbappé na briga por Chuteira de Ouro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.