Topo

Rafael Reis

Champions vira maior aliada de Mbappé na briga por Chuteira de Ouro

Rafael Reis

30/04/2019 04h20

Oito pontos atrás de Lionel Messi na corrida pela Chuteira de Ouro, o atacante francês Kylian Mbappé tem na Liga dos Campeões sua maior aliada para conquistar pela primeira vez na carreira o prêmio concedido ao artilheiro dos campeonatos nacionais da Europa na temporada.

O camisa 7 do Paris Saint-Germain possivelmente estará na torcida pelo craque argentino no confronto entre Barcelona e Liverpool, nesta quarta-feira, que começa a decidir um dos finalistas da Champions.

Crédito: Divulgação

Mbappé quer ver Messi classificado à final europeia para que o argentino "tire o pé" nas rodadas finais do Campeonato Espanhol, pare de somar pontos na Chuteira de Ouro e permita uma virada na reta final da briga pela artilharia continental.

O craque argentino já foi poupado nas duas últimas rodadas da liga nacional. Contra Alavés e Levante, ele começou no banco. No primeiro jogo, atuou durante 29 minutos. No segundo, ficou em campo durante toda a segunda etapa e fez o gol que deu o título ao Barça.

Graças a essa bola na rede, Messi tem agora 68 pontos, resultado dos 34 gols que já marcou nesta edição do Espanhol. Mbappé, que já fez 30 tentos no Francês, ocupa a segunda posição, com 60. Na prática, é o único com chances reais de impedir a vitória do líder.

O Barça ainda tem mais três compromissos em sua liga nacional: Celta de Vigo, Getafe e Eibar. Se passar pelo Liverpool na Champions League, é bem provável que seu principal jogador seja pouco utilizado nessas partidas.

Já o PSG, também já campeão nacional desta temporada, não tem razão para preservar Mbappé dos jogos derradeiros do Francês. A equipe ainda tem cinco partidas a fazer, contra Montpellier, Nice, Angers, Dijon e Reims.

Messi é o grande nome da história do prêmio e já levou cinco troféus para casa: 2010, 2012, 2013, 2017 e 2018. Na última edição, marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos no ranking.

O Brasil não fatura o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Grêmio e Palmeiras também levantou a taça em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

Nesta edição, o brasileiro mais bem posicionado é Liliu, que atua no futebol estoniano e ocupa a 33ª posição, com 31 pontos. Neymar, do PSG, principal astro do país na atualidade, é o 63º, com 26 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 68 pontos (34 gols)
2º – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 60 pontos (30 gols)
3º – Fabio Quagliarella (ITA, Sampdoria) – 46 pontos (23 gols)
4º – Duván Zapata (COL, Atalanta) – 42 pontos (21 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) – 42 pontos (21 gols)
Luuk de Jong (HOL, PSV Eindhoven) – 42 pontos (28 gols)
Karim Benzema (FRA, Real Madrid) – 42 pontos (21 gols)
Krzysztof Piatek (POL, Milan) – 42 pontos (21 gols)
Mbaye Diagne (SEN, Galatasaray) – 42 pontos (28 gols)
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) ) – 42 pontos (21 gols)
Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 42 pontos (21 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

7 jogadores de futebol que são fanáticos por games
"Novo CR7" nasceu rico, viajava 1.300 km para treinar e vale R$ 530 milhões
Por onde andam 7 ídolos históricos do Manchester City?
Autismo, vômitos, hormônios: 5 histórias mal contadas sobre Messi

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.