Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Champions vira maior aliada de Mbappé na briga por Chuteira de Ouro

Rafael Reis

30/04/2019 04h20

Oito pontos atrás de Lionel Messi na corrida pela Chuteira de Ouro, o atacante francês Kylian Mbappé tem na Liga dos Campeões sua maior aliada para conquistar pela primeira vez na carreira o prêmio concedido ao artilheiro dos campeonatos nacionais da Europa na temporada.

O camisa 7 do Paris Saint-Germain possivelmente estará na torcida pelo craque argentino no confronto entre Barcelona e Liverpool, nesta quarta-feira, que começa a decidir um dos finalistas da Champions.

Crédito: Divulgação

Mbappé quer ver Messi classificado à final europeia para que o argentino "tire o pé" nas rodadas finais do Campeonato Espanhol, pare de somar pontos na Chuteira de Ouro e permita uma virada na reta final da briga pela artilharia continental.

O craque argentino já foi poupado nas duas últimas rodadas da liga nacional. Contra Alavés e Levante, ele começou no banco. No primeiro jogo, atuou durante 29 minutos. No segundo, ficou em campo durante toda a segunda etapa e fez o gol que deu o título ao Barça.

Graças a essa bola na rede, Messi tem agora 68 pontos, resultado dos 34 gols que já marcou nesta edição do Espanhol. Mbappé, que já fez 30 tentos no Francês, ocupa a segunda posição, com 60. Na prática, é o único com chances reais de impedir a vitória do líder.

O Barça ainda tem mais três compromissos em sua liga nacional: Celta de Vigo, Getafe e Eibar. Se passar pelo Liverpool na Champions League, é bem provável que seu principal jogador seja pouco utilizado nessas partidas.

Já o PSG, também já campeão nacional desta temporada, não tem razão para preservar Mbappé dos jogos derradeiros do Francês. A equipe ainda tem cinco partidas a fazer, contra Montpellier, Nice, Angers, Dijon e Reims.

Messi é o grande nome da história do prêmio e já levou cinco troféus para casa: 2010, 2012, 2013, 2017 e 2018. Na última edição, marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos no ranking.

O Brasil não fatura o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Grêmio e Palmeiras também levantou a taça em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

Nesta edição, o brasileiro mais bem posicionado é Liliu, que atua no futebol estoniano e ocupa a 33ª posição, com 31 pontos. Neymar, do PSG, principal astro do país na atualidade, é o 63º, com 26 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 68 pontos (34 gols)
2º – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 60 pontos (30 gols)
3º – Fabio Quagliarella (ITA, Sampdoria) – 46 pontos (23 gols)
4º – Duván Zapata (COL, Atalanta) – 42 pontos (21 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) – 42 pontos (21 gols)
Luuk de Jong (HOL, PSV Eindhoven) – 42 pontos (28 gols)
Karim Benzema (FRA, Real Madrid) – 42 pontos (21 gols)
Krzysztof Piatek (POL, Milan) – 42 pontos (21 gols)
Mbaye Diagne (SEN, Galatasaray) – 42 pontos (28 gols)
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) ) – 42 pontos (21 gols)
Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 42 pontos (21 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

7 jogadores de futebol que são fanáticos por games
"Novo CR7" nasceu rico, viajava 1.300 km para treinar e vale R$ 530 milhões
Por onde andam 7 ídolos históricos do Manchester City?
Autismo, vômitos, hormônios: 5 histórias mal contadas sobre Messi

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Blog do Rafael Reis