Topo

Rafael Reis

Champions dos jovens tem zebra alemã e Charlie Brown como craque

Rafael Reis

16/04/2019 04h00

Enquanto Ajax, Juventus, Liverpool, Porto, Manchester City, Tottenham, Barcelona e Manchester United definem nesta semana quem serão os semifinalistas da Liga dos Campeões da Europa, a versão para adolescentes do principal torneio interclubes do planeta já conhece seus quatro melhores times desta temporada.

Barcelona, Chelsea, Porto e Hoffenheim são as equipes que continuam na briga pelo título da Uefa Youth League, um torneio disputado em moldes semelhantes aos da Champions e que reúne jogadores com idade máxima de 19 anos.

Crédito: Getty Images

Três dos quatro semifinalistas são os mesmos da temporada passada e possuem história de sucesso na competição.

Barça e Chelsea são os recordistas de troféus. Os catalães venceram a edição de estreia em 2013/14 e também são os atuais campeões. Já os ingleses levantaram a taça em 2014/15 e 2015/16. O Porto, por sua vez, bateu na trave no último ano e foi derrotado nos pênaltis na semi.

A única "zebra" desta edição é o Hoffenheim. Para ficar entre os quatro melhores times sub-19 da Europa nesta temporada, os alemães precisaram despachar potências do calibre de Manchester City (fase de grupos) e Real Madrid (quartas).

Na atual temporada, a Youth League também tem seu candidato a Messi. Enquanto o camisa 10 argentino do Barcelona tem oito gols e divide a artilharia da competição adulta com Robert Lewandowski (Bayern), no torneio adolescente ninguém balança mais as redes que Charlie Brown.

O centroavante inglês, homônimo do co-protagonista dos desenhos do Snoopy, já meteu 11 bolas nas redes em apenas sete jogos do Chelsea no campeonato. O garoto de 19 anos anotou um hat-trick e marcou duas vezes em quatro partidas diferentes.

Brown tem cinco gols a mais do que os três jogadores que dividem a vice-artilharia da competição: o brasileiro Rodrigo Farofa (Real Madrid), o alemão Nicolas Kühn (Ajax) e dinamarquês Casper Tengsted (Midtjylland).

Nas temporadas anteriores, jogadores como Renato Sanches, João Félix, Carles Aleñá e Christopher Nkunku brilharam na Youth League antes de ganharem chances em times de primeira linha do futebol dos adultos.

A competição de base entrou no calendário internacional em 2013 e recebe a cada temporada 64 clubes, os 32 da fase de grupos da versão adulta do torneio e mais 32 campeões nacionais na categoria sub-19.

Assim como na Champions adulta, a final da Youth League também é disputada em jogo único. No caso do torneio adolescente, a decisão é sempre jogada em Nyon, na Suíça, cidade onde fica a sede da Uefa. Nesta temporada, a partida está marcada o dia 29 de abril.


Mais de Clubes

– Conheça todos os campeões nacionais já definidos de 2019
– Como elenco do Ajax dobrou de valor em apenas 8 meses
– Adversário do Flamengo, Peñarol tem elenco com 244 jogos por seleções
– Em expansão no Brasil, Red Bull tem times em 4 países, mas só ganha em um

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.