Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Champions dos jovens tem zebra alemã e Charlie Brown como craque

Rafael Reis

2016-04-20T19:04:00

16/04/2019 04h00

Enquanto Ajax, Juventus, Liverpool, Porto, Manchester City, Tottenham, Barcelona e Manchester United definem nesta semana quem serão os semifinalistas da Liga dos Campeões da Europa, a versão para adolescentes do principal torneio interclubes do planeta já conhece seus quatro melhores times desta temporada.

Barcelona, Chelsea, Porto e Hoffenheim são as equipes que continuam na briga pelo título da Uefa Youth League, um torneio disputado em moldes semelhantes aos da Champions e que reúne jogadores com idade máxima de 19 anos.

Crédito: Getty Images

Três dos quatro semifinalistas são os mesmos da temporada passada e possuem história de sucesso na competição.

Barça e Chelsea são os recordistas de troféus. Os catalães venceram a edição de estreia em 2013/14 e também são os atuais campeões. Já os ingleses levantaram a taça em 2014/15 e 2015/16. O Porto, por sua vez, bateu na trave no último ano e foi derrotado nos pênaltis na semi.

A única "zebra" desta edição é o Hoffenheim. Para ficar entre os quatro melhores times sub-19 da Europa nesta temporada, os alemães precisaram despachar potências do calibre de Manchester City (fase de grupos) e Real Madrid (quartas).

Na atual temporada, a Youth League também tem seu candidato a Messi. Enquanto o camisa 10 argentino do Barcelona tem oito gols e divide a artilharia da competição adulta com Robert Lewandowski (Bayern), no torneio adolescente ninguém balança mais as redes que Charlie Brown.

O centroavante inglês, homônimo do co-protagonista dos desenhos do Snoopy, já meteu 11 bolas nas redes em apenas sete jogos do Chelsea no campeonato. O garoto de 19 anos anotou um hat-trick e marcou duas vezes em quatro partidas diferentes.

Brown tem cinco gols a mais do que os três jogadores que dividem a vice-artilharia da competição: o brasileiro Rodrigo Farofa (Real Madrid), o alemão Nicolas Kühn (Ajax) e dinamarquês Casper Tengsted (Midtjylland).

Nas temporadas anteriores, jogadores como Renato Sanches, João Félix, Carles Aleñá e Christopher Nkunku brilharam na Youth League antes de ganharem chances em times de primeira linha do futebol dos adultos.

A competição de base entrou no calendário internacional em 2013 e recebe a cada temporada 64 clubes, os 32 da fase de grupos da versão adulta do torneio e mais 32 campeões nacionais na categoria sub-19.

Assim como na Champions adulta, a final da Youth League também é disputada em jogo único. No caso do torneio adolescente, a decisão é sempre jogada em Nyon, na Suíça, cidade onde fica a sede da Uefa. Nesta temporada, a partida está marcada o dia 29 de abril.


Mais de Clubes

– Conheça todos os campeões nacionais já definidos de 2019
– Como elenco do Ajax dobrou de valor em apenas 8 meses
– Adversário do Flamengo, Peñarol tem elenco com 244 jogos por seleções
– Em expansão no Brasil, Red Bull tem times em 4 países, mas só ganha em um

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis