Topo

Rafael Reis

Vinícius Júnior já é o maior "garçom" brasileiro na Europa; veja o top 10

Rafael Reis

13/02/2019 04h20

Vinícius Júnior tem só 18 anos, está em sua primeira temporada no futebol europeu e disputou apenas 27 partidas pelo Real Madrid. Mesmo assim, já se transformou no maior garçom brasileiro do Velho Continente.

Dentre todos os representantes do país pentacampeão mundial que atuam em uma das dez ligas nacionais mais conceituadas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal, Rússia, Ucrânia. Bélgica e Turquia), nenhum presenteou seus companheiros de time com mais gols que a cria das categorias de base do Flamengo.

Crédito: Javier Soriano/AFP

Em 2018/19, o garoto do Real já deu 12 assistências, uma a mais que Neymar, astro do Paris Saint-Germain e principal nome do futebol brasileiro na atualidade, que se recupera de uma lesão no quinto metatarso do pé direito.

A Copa do Rei é a competição onde Vinícius Júnior mais tem mostrado sua capacidade de servir. Foram sete passes para gol em sete apresentações no torneio mata-mata.

Além disso, o jovem camisa 28 do Real também distribuiu duas assistências no Campeonato Espanhol, uma no Mundial de Clubes, uma na Liga dos Campeões da Europa e uma na terceira divisão espanhola (começou a temporada defendendo o Castilla, o time B do clube mais vitorioso do planeta).

No futebol espanhol, Vinícius Júnior só tem menos assistências em 2018/19 que outros dois astros do primeiro escalão local:  o argentino Lionel Messi (17) e o lateral esquerdo Jordi Alba (14), ambos do Barcelona.

Além do novo astro do futebol brasileiro e de Neymar, o top 10 dos jogadores do país que mais deram passes para gol na atual temporada europeia tem alguns outros nomes que merecem destaque.

O atacante Taison, cuja presença do elenco da seleção que disputou a última Copa do Mundo provocou polêmica, aparece na terceira colocação. O capitão do Shakhtar Donetsk já deu nove assistências, mesma marca de Júnior Moraes, seu companheiro de time, e de Galeno, que defende o português Rio Ave.

Já o lateral esquerdo Alex Telles, do Porto, que foi o maior garçom brasileiro na última temporada, agora é só o sexto colocado.

O ex-Grêmio já deu oito passes para gol, mesma marca do meia Otávio, que também atua no time do norte de Portugal, e de Joeliton, atacante que tem feito sucesso na Alemanha pelo Hoffenheim.

Vinícius Júnior e o Real enfrentam o Ajax, fora de casa, nesta quarta-feira, no primeiro jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões. O clube espanhol é o atual tricampeão da competição.

OS 10 MAIORES GARÇONS BRASILEIROS NA TEMPORADA EUROPEIA

1 – Vinícius Júnior (Real Madrid) – 12 assistências
2 – Neymar (Paris Saint-Germain) – 11
3 – Galeno (Rio Ave) – 9
Júnior Moraes (Shakhtar Donetsk) – 9
Taison (Shakhtar Donetsk) – 9
6 – Alex Telles (Porto) – 8
Joeliton (Hoffenheim) – 8
Otávio (Porto) – 8
9 – Guilherme (Yeni Malatyaspor) – 7
Rodrigo (Desportivo Aves) – 7


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Neymar é o único brasileiro em seleção da temporada montada por algoritmo
Sem gol há 14 meses, Ganso chega ao Flu com maior jejum da carreira
5 brasileiros desempregados que estavam no exterior para seu time contratar
Por que o brasileiro Marcelo foi parar no banco de reservas do Real Madrid?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.