Topo

Rafael Reis

7 brasileiros em fim de contrato que já podem assinar com um novo time

Rafael Reis

05/01/2019 04h00

A janela de transferências de janeiro já está aberta. Mas os clubes mais bem planejados já estão de olho lá na frente, no segundo semestre deste ano.

Isso porque os jogadores com contrato vencendo ao fim da temporada europeia, ou seja, em junho de 2019, já podem assinar vínculos com novas equipes para defenderem depois das férias de verão da Europa.

Por isso, apresentamos abaixo sete brasileiros que vivem essa situação. Como seus acordos estão a menos de seis meses de expirar, eles já estão livres para escolherem suas próximas equipes e protagonizarem transferências sem custos de direitos econômicos.

DAVID LUIZ
Zagueiro
31 anos
Chelsea (ING)

Crédito: AFP

O zagueiro recuperou o bom futebol depois da chegada do técnico Maurizio Sarri, no início da temporada, mas ainda não assinou novo vínculo para permanecer no Chelsea a partir do segundo semestre. De acordo com o jornal inglês "Guardian", o principal entrave à renovação de David Luiz é a política antienvelhecimento praticada pelo clube londrino, que costuma renovar os contratos dos seus jogadores que já entraram na casa dos 30 anos por apenas mais uma temporada.

DANIEL ALVES
Lateral direito
35 anos
Paris Saint-Germain (FRA)

Crédito: Jean-Paul Pelissier/Reuters

Contratado para exercer papel importante na missão de transformar o PSG em um dos grandes clubes da Europa, o lateral brasileiro sofreu uma grave lesão no primeiro semestre do ano passado e só retornou aos gramados em novembro. O longo período fora de ação, a idade bastante elevada e o bom momento vivido pelo belga Thomas Meunier podem complicar sua renovação.

FILIPE LUÍS
Lateral esquerdo
33 anos
Atlético de Madri (ESP)

Crédito: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Um dos símbolos do clube espanhol na gestão Diego Simeone, o lateral defende o Atleti desde 2010 (com uma breve interrupção na temporada 2014/15, quando vestiu a camisa do Chelsea). Mesmo muito identificado com os colchoneros, Filipe Luís deve mudar de ares depois das férias do meio de ano. De acordo com o jornal espanhol "Marca", o brasileiro já recusou uma proposta de renovação e deve buscar um novo clube para 2019/20.

RAFINHA
Lateral direito
33 anos
Bayern de Munique (ALE)

Crédito: John Macdougall/AFP

Multivencedor, o lateral direito pode trocar de clube pela primeira vez em oito anos. No mês passado, Rafinha afirmou ao SporTV que seu ciclo no "Bayern está chegando ao fim" e que "voltar ao Brasil é sempre uma vontade". Em temporadas anteriores, Flamengo e Palmeiras já manifestaram interesse em contratá-lo. Agora, o clube que quiser Rafinha pode iniciar as conversas para repatriá-lo no segundo semestre sem ter de pagar por seus direitos econômicos.

ANDREAS PEREIRA
Meia
23 anos
Manchester United (ING)

Crédito: Michael Regan/Getty Images

Nascido na Bélgica e formado nas categorias de base do Manchester United, o meia vem tentando há anos conseguir uma vaguinha no elenco principal do clube inglês. Na atual temporada, Andreas não foi emprestado, mas só jogou oito partidas e não permaneceu em campo nem por 300 minutos. Com pouca expectativa de ter seu contrato renovado, o meia brasileiro deve mudar de ares na próxima temporada. Arsenal, Everton e West Ham têm interesse em contratá-lo.

RAFAEL
Lateral direito
28 anos
Lyon (FRA)

Crédito: Rafael Rodrigues/Getty Images

Já foi tratado como uma das grandes revelações do futebol brasileiro nos tempos em que defendia o Manchester United. Mas, depois de falhar na decisão dos Jogos Olímpicos-2012, Rafael perdeu espaço na seleção e viu seu desempenho cair consideravelmente no futebol inglês. No Lyon, não chega a ser titular absoluto, mas começa a maioria das partidas. Atualmente, recupera-se de uma cirurgia no púbis enquanto discute o futuro de sua carreira.

ADRIANO
Lateral esquerdo
34 anos
Besiktas (TUR)

Crédito: Maurizio Lagana/Getty Images

O lateral que fez fama com a camisa do Sevilla, defendeu o Barcelona e chegou a jogar pela seleção brasileira é mais um nome que já pode assinar com outro clube para o segundo semestre. Adriano defende o Besiktas há duas temporadas e tem sofrido com uma equipe perdida no meio da tabela do Campeonato Turco. De acordo com a imprensa local, o jogador quer mudar de ares e pensa em antecipar sua saída já para a atual janela de transferências.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

6 destaques da Copa São Paulo que hoje estão "desaparecidos" no exterior
Na Turquia, Robinho chama mais a atenção por cartões do que por gols
5 brasileiros que podem mudar de clube no exterior na janela de janeiro
Por onde andam os jogadores do último título mundial da América do Sul?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.