Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do Grêmio que estão no exterior?

Rafael Reis

01/11/2018 04h20

Como está a carreira daquele jogador que passou por seu time de coração e que hoje defende algum time no exterior, mas não algum daqueles clubes que aparecem quase que semanalmente na TV brasileira, como Barcelona, Manchester City ou Chelsea?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde setembro a seção "Por Onde Anda? – Times Brasileiros". Durante 12 semanas, vamos revelar os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Hoje, mostramos os destinos de sete ex-jogadores do Grêmio. Na semana que vem, será a vez de fazermos a mesma coisa com atletas que atuaram no Internacional.

GIULIANO
Meia
28 anos
Al-Nassr (ARA)

Giuliano

O meia, que defendeu o Grêmio durante dois anos, chegou a fazer parte dos planos de Tite para a última Copa do Mundo, mas acabou ficando de fora da convocação definitiva da seleção. Após a decepção, decidiu deixar o futebol europeu e trocou o Fenerbahce, da Turquia, pela Arábia Saudita. Pelo Al-Nassr, Giuliano já marcou três vezes em sete jogos e lidera o campeonato nacional.

PEDRO ROCHA
Atacante
24 anos
Spartak Moscou (RUS)

O atacante era um dos destaques do Grêmio, quando foi negociado com o futebol russo por 12 milhões de euros (cerca de R$ 50,6 milhões, na cotação atual). Mas Pedro Rocha não conseguiu emplacar no Spartak Moscou. Na primeira temporada, passou mais tempo no banco do que dentro de campo e fez apenas um gol. Na atual, só jogou duas vezes, uma pela Liga Europa e outra no Campeonato Russo.

MARCELO MORENO
Atacante
31 anos
Wuhan Zall (CHN)

Autor do gol que definiu a vitória por 2 a 1 sobre o Hamburgo, no jogo de inauguração da Arena do Grêmio, em 2012, o centroavante boliviano não disputa uma partida oficial por seu clube desde abril. Marcelo Moreno defende o Wuhan Zall, que acabou de se sagrar campeão da segunda divisão chinesa. No entanto, foi retirado do elenco na segunda metade da temporada para ceder uma das vagas de estrangeiro para outro jogador.

FERNANDINHO
Atacante
32 anos
Chongqing Dangdai Lifan (CHN)

Uma das principais peças ofensivas do Grêmio na conquista da Libertadores do ano passado, o ponta esquerda é outro jogador de sucesso no Brasil que resolveu se aventurar na China. Mas, ao contrário de Marcelo Moreno, Fernandinho tem feito um bom papel no Oriente. Titular absoluto do Chongqing Dangdai Lifan, já marcou cinco gols e deu seis assistências para ajudar sua equipe na luta contra o rebaixamento.

GABRIEL
Lateral direito
37 anos
Miami Dade (EUA)

Filho do ex-corintiano Wladimir, surgiu no início dos anos 2000 como uma grande promessa brasileira para a lateral direita. Mas Gabriel nunca conseguiu alcançar tudo que se esperava dele e teve apenas uma passagem curta pela seleção. Em 2015, mudou-se para os Estados Unidos, onde vive até hoje. Atualmente, defende uma equipe que disputa uma das inúmeras ligas amadoras do soccer.

WILLIAN MAGRÃO
Volante
31 anos
Oita Trinita (JAP)

Cria das categorias de base do Grêmio, foi campeão gaúcho pelo clube em 2010 antes de iniciar uma peregrinação por vários times do futebol brasileiro, como Náutico, Portuguesa e Boa Esporte. Magrão foi para o exterior no meio do ano passado e passou uma temporada no México antes de cruzar o planeta para atuar na segunda divisão do Japão.

LINS
Atacante
31 anos
FC Tokyo (JAP)

Atacante de rápida passagem pelo Grêmio em 2011, fez carreira principalmente no interior paulista e está em seu terceiro time diferente no Japão. Em 2014 e 2015, defendeu o Gamba Osaka e faturou um título da J-League. No ano passado, foi rebaixado para a segunda divisão nipônica pelo Ventforet Kofu. Em agosto, retornou à elite graças a um empréstimo para a equipe da capital, o FC Tokyo.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Pato enfrenta seca de gols na China e luta contra rebaixamento
Por onde andam 7 ex-jogadores do Botafogo que estão no exterior?
Como David Luiz ganhou vida nova com Sarri e virou pilar do Chelsea
Ex-seleção muda até de clube, mas completa 18 meses sem sair do banco

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.