Topo

Rafael Reis

"Bip Bip": o trio de ataque que supera Neymar, Mbappé e Cavani na França

Rafael Reis

17/10/2018 04h20

Jonathan Bamba tem 22 anos, é cria das categorias de base do Saint-Étienne e acabou liberado do clube após o término do seu contrato, em junho. Jonathan Ikoné é dois anos mais novo e precisou deixar o Paris Saint-Germain porque lá não havia espaço para sua promoção. Já Nicolas Pepé nasceu na França há 23 anos, optou por defender a seleção da Costa do Marfim e chegou à primeira divisão pelo modesto Angers.

Separados, os três jogadores possuem carreiras modestas e, até a temporada passada, não haviam produzido nenhum impacto importante no futebol mundial. Mas, juntos, eles se tornaram uma das sensações do Velho Continente em 2018/19.

O trio de ataque apelidado de "Bip Bip", junção das iniciais dos sobrenomes dos seus integrantes e também uma homenagem ao personagem de desenho de animado Papa Léguas, famoso por sua velocidade, mudou a história do Lille.

Da luta contra o rebaixamento até as rodadas finais na temporada passada, a equipe do norte da França saltou para o alto da tabela da Ligue 1. Após nove rodadas, ocupa a vice-liderança da competição, com 19 pontos, menos apenas que o PSG (27).

O triângulo ofensivo é responsável direto pelo sucesso do time. Dos 17 gols marcados pelo ataque vermelho e azul no campeonato nacional, nada menos que 14 saíram dos pés (ou cabeças) do "Bip Bip".

Bamba é o goleador do time, com sete bolas nas redes. Só perde para Kylian Mbappé e Neymar (PSG) na tabela de artilheiros da primeira divisão francesa. Pepé marcou seis vezes e deu seis assistências. Já Ikoné só tem um golzinho, mas é essencial na organização tática.

É raro encontrar um trio de ataque tão essencial para uma equipe quanto o do Lille. O "Bip Bip" anotou 82,3% de todos os gols do clube na Ligue 1. Só como comparação, Neymar, Cavani e Mbappé produziram apenas 65% dos tentos do PSG (21, dos 32 feitos na competição).

O último gol da equipe marcado por um jogador que não faz parte da trinca ofensiva saiu há mais de 350 minutos. Na vitória por 2 a 1 sobre o Nantes, em 22 de setembro, o zagueiro português José Fonte abriu o placar logo no início da partida.

Campeão francês pela última vez em 2011, quando tinha o belga Eden Hazard como principal estrela, o Lille volta a campo neste sábado para enfrentar o Dijon e continuar mantendo vivo o sonho de fazer uma grande temporada. Tudo graças ao trio "Bip-Bip".


Mais de Cidadãos do Mundo

Sem diálogo com a Fifa, engenheiro processa entidade por autoria do VAR
Como fascismo criou o 1º esquadrão da história do futebol europeu
Dia do Professor: 7 "mestres" que revolucionaram o futebol mundial
Dia das Crianças: 7 craques que começaram a brilhar cedo no mundo da bola

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.