Topo

Rafael Reis

Sem diálogo com a Fifa, engenheiro processa entidade por autoria do VAR

Rafael Reis

16/10/2018 04h20

Ignorado pela Fifa na disputa pela propriedade intelectual do VAR (sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo), o engenheiro boliviano Fernando Méndez Rivero decidiu processar a entidade que gerencia o futebol mundial.

O inventor protocolou na semana passada uma denúncia contra a instituição na Justiça de Buenos Aires, capital da Argentina, sob alegação de que o uso do sistema em competições do mundo todo está sendo feito de forma irregular.

Méndez Rivero alega que o VAR, que foi utilizado na última Copa do Mundo-2018 e hoje faz parte de boa parte dos principais torneios de futebol do planeta, é plágio de um mecanismo desenvolvido e patenteado por ele há 13 anos, o "Projeto Piloto de Arbitragem Eletrônica".

"Meus direitos autorais estão protegidos em 186 países do mundo porque a Bolívia está inscrita em dois grandes convênios de propriedade intelectual, o Convênio de Berna e o Convênio de Paris", afirmou, por telefone.

No fim do mês passado, o engenheiro enviou uma notificação extrajudicial à Fifa solicitando a interrupção do uso do árbitro do vídeo em todas as competições organizadas pela própria entidade e por suas afiliadas (como Conmebol, Uefa e federações nacionais).

No entanto, segundo Méndez Rivero, seu advogado não recebeu nenhuma resposta do órgão, motivo pelo qual eles decidiram deixar de lado a tentativa de costurar um acordo amigável para acionar a Justiça.

O engenheiro pede uma indenização de US$ 104,5 milhões (cerca de R$ 395 milhões) pelo que considera uma utilização indevida da aparelhagem.

Além da entidade global, a Conmebol também é parte do processo do boliviano devido ao uso do VAR nas partidas do mata-mata da Libertadores. Outras duas empresas, a Mediapro e um braço Sony, que fornecem equipamentos para a arbitragem em vídeo, constam na ação protocolada pelo engenheiro.

Procurada pela blog, a Fifa não se posicionou sobre a acusação e nem sobre o processo judicial até a publicação desta reportagem.

O VAR começou a ser testado há seis anos pela Federação Holandesa de Futebol. Em 2016, começou a se espalhar por ligas de todo o planeta. Dois anos depois, estreou na Copa do Mundo.

Atualmente, é utilizado em boa parte dos principais campeonatos de primeiro escalão, como Italiano, Espanhol, Alemão e Francês, além da Libertadores e da Copa do Brasil. Na próxima temporada, estará disponível também nas partidas da Liga dos Campeões da Europa.


Mais de Cidadãos do Mundo

Dia do Professor: 7 "mestres" que revolucionaram o futebol mundial
Dia das Crianças: 7 craques que começaram a brilhar cedo no mundo da bola
5 caras novas das seleções sul-americanas para seu time contratar
Nada de aposentadoria: 7 astros que estão "escondidos" em ligas menores

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.