Topo

Rafael Reis

Boliviano notifica Fifa e pede interrupção do uso do VAR por plágio

Rafael Reis

30/09/2018 04h00

O engenheiro boliviano Fernando Méndez Rivero enviou na última sexta-feira uma notificação extrajudicial à Fifa requerendo a interrupção da utilização do árbitro de vídeo em competições organizadas pela entidade e suas filiadas.

De acordo com o documento, que também foi encaminhado às confederações regionais (como Conmebol e Uefa) e às associações nacionais (como CBF e Afa), o uso do sistema é ilegal por desobedecer os seus "direitos intelectuais".

Méndez Rivero também cobra da Fifa e das outras entidades que já recorreram ao VAR uma indenização na casa de US$ 104,5 milhões (quase R$ 420 milhões) pelo uso indevido da aparelhagem.

O inventor considera que o sistema utilizado na última Copa do Mundo e em algumas das principais competições do planeta é um plágio do seu "Projeto Piloto de Arbitragem Eletrônica", patenteado na Bolívia em 2005.

Em entrevista concedida há 20 dias ao "Blog do Rafael Reis", Méndez Rivero afirmou que seu projeto foi enviado à Fifa logo depois de finalizado, mas que jamais recebeu nenhuma resposta da entidade.

"A minha ideia foi instalar seis câmeras pelo campo. É o suficiente para cobrir ele todo. Era uma câmera atrás do gol, uma na linha lateral direita e outa na esquerda. E isso se repetia do outro lado do gramado. Além disso, o árbitro usaria um microfone e poderia ver as imagens quando necessário", disse.

De acordo com a notificação, a Fifa tem 72 horas para responder à solicitação feita pelo advogado do engenheiro e interromper a utilização do VAR.

O documento diz ainda que, caso o pedido seja ignorado, Méndez Rivero irá iniciar "as ações legais pertinentes a fim de fazer valer seus direitos intelectuais e econômicos".

O VAR (sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo) começou a ser testado há seis anos pela Federação Holandesa de Futebol. Em 2016, começou a se espalhar por ligas de todo o planeta. Dois anos depois, estreou na Copa do Mundo.

Atualmente, é utilizado em boa parte dos principais campeonatos de primeiro escalão, como Italiano, Espanhol, Alemão e Francês, além da Libertadores e da Copa do Brasil. Na próxima temporada, estará disponível também nas partidas da Liga dos Campeões da Europa.

Procurada pela reportagem, a Fifa não se posicionou sobre o tema até a publicação deste texto.


Mais de Cidadãos do Mundo

Na mira do Real, destaque do Espanhol fez técnico da seleção admitir erro
Capitão aos 21, Modric aprendeu português para xingar parceiros brasileiros
Salah é o símbolo do Islã para o mundo, diz 1º técnico de astro egípcio
Como CR7 superou famas de "cai-cai" e mimado para virar quase unanimidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.