Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

5 brasileiros em fim de contrato que seu time já pode fechar para 2019

Rafael Reis

26/09/2018 04h00

A temporada 2018 do futebol brasileiro ainda está em pleno andamento, com o início da reta final de suas principais competições. Mas os dirigentes mais espertos já estão de olho na montagem dos elencos para o próximo ano.

E alguns dos bons reforços que podem pintar nos principais times brasileiros a partir de janeiro estão bem longe, atuando em equipes do exterior.

Apresentamos abaixo cinco jogadores brasileiros que atuam fora daqui e vão ficar sem contrato na virada de ano. Todos esses nomes estão aptos para assinar com novas equipes e se transferir sem a necessidade de pagamento de direitos econômicos no próximo ano.

DIEGO TARDELLI
Atacante
33 anos
Shandong Luneng (CHN)

Ídolo do Atlético-MG, está na China desde 2015 e chegou a ser convocado para a seleção durante a passagem pelo Oriente. Atualmente, vive grande fase no Shandong Luneng e já marcou 15 gols em 24 partidas nesta temporada. Apesar do bom momento na Ásia, é bem possível que Tardelli volte ao Brasil no próximo ano, já que seu nome é frequentemente lembrado pelos dirigentes dos principais clubes do país.

ALAN
Atacante
29 anos
Guanzghou Evergrande (CHN)

Revelado pelo Fluminense, jogou pouco tempo no Brasil antes de se transferir para a Europa. Em 2015, após cinco temporadas no RB Salzburg, foi negociado com o Guangzhou Evergrande. Bicampeão chinês, Alan chegou a ficar suspenso da liga nacional durante oito rodadas nesta temporada devido a uma cotovelada em um adversário. A quatro meses do fim do seu contrato, o brasileiro tenta recuperar espaço no clube mais poderoso da China.

ILSINHO
Meia
32 anos
Philadelphia Union (EUA)

Ex-São Paulo, Internacional e Palmeiras, deixou já há algum tempo a lateral direita para atuar na linha de meio-campistas. Há dois anos, mudou-se para os Estados Unidos e, desde então, defende o Philadelphia Union, equipe de meio de tabela da MLS (Major League Soccer). Ilsinho é uma contratação difícil para os clubes brasileiros porque já elogiou várias vezes a qualidade de vida que tem na América do Norte.

SOUZA
Volante
30 anos
Cerezo Osaka (JAP)

O meio-campista ruivo que defendeu Palmeiras, Santos, Cruzeiro e Bahia, entre outros, está em sua terceira temporada no futebol japonês. No ano passado, conquistou os títulos das duas principais copas do país e também fez um bom papel na J-League, a primeira divisão nacional. É titular absoluto do Cerezo Osaka e deve renovar por lá caso não receba uma proposta interessante do Brasil.

FELIPE
Meia
28 anos
Sanfrecce Hiroshima (JAP)

O camisa 10 do líder do Campeonato Japonês nesta temporada já rodou bastante pelo futebol brasileiro. Felipe jogou por Palmeiras, Ponte Preta, Mogi Mirim, Ceará e Atlético-PR, além de outros times de menor expressão. Em 2017, rumou para a Ásia e fez uma temporada razoável de estreia pelo Sanfrecce Hiroshima. Neste ano, viu o time subir de rendimento, mas foi parar no banco de reservas.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do São Paulo que estão no exterior?
Nova geração faz Brasil ter a maior presença na Champions em 4 anos
Quem é o brasileiro que fez mais gols que Messi e é o artilheiro da Europa?
Por onde andam 7 ex-jogadores do Corinthians que estão no exterior?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis