Blog do Rafael Reis

Brasileiro abre vantagem na liderança de prêmio de artilheiro da Europa

Rafael Reis

O atacante brasileiro Liliu, do Nömme Kalju, da Estônia, ampliou sua vantagem na liderança da Chuteira de Ouro, prêmio que é concedido anualmente ao maior goleador dos campeonatos nacionais da temporada europeia.

O centroavante paulista (natural de Bauru) marcou duas vezes nas duas últimas rodadas do Campeonato Estoniano e chegou a 27 gols e 27 pontos na tabela de classificação dos artilheiros.

O segundo colocado do prêmio, o ucraniano Roman Debelko, do Levadia, também da Estônia, tem 25 pontos.

Liliu é o apelido de Ellinton Antônio Costa Morais, atacante de 28 anos que foi revelado no São Bento, de Sorocaba (SP), também passou por Desportivo Brasil e CRB, mas nunca fez muito sucesso no Brasil.

Já no exterior, atuou na Bélgica, no Kuwait, no Chipre, em Israel e até em Malta antes de desembarcar no seu atual clube, na temporada passada.

A liderança de Liliu na Chuteira de Ouro é provisória e dificilmente será mantida, já que cada gol feito na Estônia vale metade dos pontos dos tentos anotados em Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.

Além disso, o futebol estoniano, assim como o de outros países periféricos da Europa, adota um calendário semelhante ao brasileiro. Ou seja, suas competições começam no início do ano e terminam antes do Reveillón.

Com um número maior de partidas já disputadas, os atletas que atuam nessas nações têm uma vantagem momentânea sobre os outros que estão na briga pela Chuteira de Ouro –não à toa, nenhum jogador de uma liga importante aparece entre os líderes do prêmio.

Outros dois brasileiros fazem parte do top 10 do prêmio nesta temporada. Paulinho (ex-Bragantino), que atua no BK Häcken, da Suécia, é o quinto, com 21 pontos (14 gols). E Klauss (ex-Grêmio), que joga no finlandês HJK Helsinque, ocupa a sétima posição, com 19 pontos (19 gols).

O vencedor da última edição da Chuteira de Ouro é o argentino Lionel Messi, recordista do prêmio, com cinco troféus (2010, 2012, 2013, 2017 e 2018). Na temporada passada, o craque do Barcelona marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos.

O “Blog do Rafael Reis” publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Liliu (BRA, Nömme Kalju) – 27 pontos (27 gols)
2º – Roman Debelko (UCR, Levadia) – 25 pontos (25 gols)
3º – Patrick Hoban (IRL, Dundalk) – 24 pontos (24 gols)
Zakaria Beglarishvili (GEO, Flora Tallinn) – 24 pontos (24 gols)
5º – Paulinho (BRA, BK Häcken) – 21 pontos (14 gols)
Linus Hallenius (SUE, Sundsvall) – 21 pontos (14 gols)
7º – Klauss (BRA, HJK Helsinque) – 19 pontos (19 gols)
8º – Liviu Antal (ROM, Zalgiris Vilnius) – 17 pontos (17 gols)
Dmitri Barkov (RUS, Trans Narva) – 17 pontos (17 gols)
Tristan Koskor (EST, Jalgpallikool Tammeka) – 17 pontos (17 gols)


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do São Paulo que estão no exterior?
Nova geração faz Brasil ter a maior presença na Champions em 4 anos
Quem é o brasileiro que fez mais gols que Messi e é o artilheiro da Europa?
Por onde andam 7 ex-jogadores do Corinthians que estão no exterior?