Topo

Rafael Reis

Além de Alisson: 7 jogadores que mudaram de clube após a Copa-2018

Rafael Reis

20/07/2018 04h00

Não é novidade para ninguém que a Copa do Mundo, além de ser a principal competição de futebol do planeta e uma celebração das nações, é também uma grande vitrine para jogadores que dá uma bela aquecida no Mercado da Bola a cada quatro anos.

Menos de uma semana após o encerramento do torneio e a consagração da França, nova bicampeã mundial, vários atletas que foram a campo na Rússia já acertaram seu futuro e mudaram de clube.

Um deles foi o goleiro Alisson, da seleção brasileira, que trocou na última quinta-feira a Roma pelo Liverpool. Apresentamos abaixo outros sete que disputaram a Copa-2018 e mudaram de camisa logo depois de encerrarem a participação na competição.

PAULINHO
Meia
29 anos
Brasileiro
Do Barcelona (ESP) para o Guangzhou Evergrande (CHN)
Empréstimo

Até parece que Paulinho só foi ao Barcelona para validar sua presença na seleção brasileira. Dois dias depois de o time pentacampeão mundial ser derrotado pela Bélgica e se despedir da Copa da Rússia-2018, o Guangzhou Evergrande anunciou o retorno por empréstimo do meio-campista. Paulinho, que já havia defendido o time mais poderoso da China entre 2015 e 2017, passou apenas uma temporada como companheiro de Messi e Luis Suárez no Barça.

CRISTIANO RONALDO
Atacante
33 anos
Português
Do Real Madrid (ESP) para a Juventus (ITA)
117 milhões de euros

A mudança de endereço do pentacampeão do prêmio de melhor do mundo é a grande novidade desta janela de transferências. Cristiano Ronaldo já havia insinuado sua decisão de deixar o Real após nove temporadas em entrevista dada no dia em que conquistou o terceiro título consecutivo da Liga dos Campeões, mas a transferência para a Juventus só foi concretizada depois do encerramento da participação portuguesa na Copa do Mundo.

XHERDAN SHAQIRI
Meia-atacante
26 anos
Suíço
Do Stoke City (ING) para o Liverpool (ING)
14,7 milhões de euros

O bom desempenho da seleção suíça na Copa do Mundo não passou despercebido no Mercado da Bola. O Liverpool, atual vice-campeão europeu, tratou de se movimentar rápido e assegurar a contratação do principal jogador da equipe helvética. Após uma passagem razoável pelo Bayern de Munique e um rápido pulinho na Inter de Milão, Shaqiri terá sua terceira oportunidade em um clube do primeiro escalão do planeta. Será que desta vez vai dar certo?

 

CHRISTIAN CUEVA
Meia
26 anos
Peruano
Do São Paulo (BRA) para o Krasnodar (RUS)
8 milhões de euros

O camisa 8 da seleção peruana não precisou nem fazer as malas e ir embora da Rússia depois da eliminação na fase de grupos da Copa. Cueva, que perdeu um pênalti durante a competição, concretizou a sua mais que anunciada saída do São Paulo após receber um convite para defender o Krasnodar, que foi quarto colocado na última edição do campeonato do país-sede do Mundial-2018.

LUCAS TORREIRA
Volante
22 anos
Uruguaio
Da Sampdoria (ITA) para o Arsenal (ING)
30 milhões de euros

Uma das revelações da Copa, consertou o meio-campo da seleção uruguaia depois que foi alçado ao time titular por Óscar Tabárez. Um carrapato daqueles que jogam à frente da defesa e não dão paz para os armadores adversários, o pequenino volante de 1,68 m chamou a atenção do Arsenal, que ofereceu um contrato de cinco anos e o tirou da Sampdoria. Dinâmico e incansável, Torreira tem tudo para fazer sucesso no acelerado futebol inglês.

WILLIAM CARVALHO
Volante
26 anos
Português
Do Sporting (POR) para o Betis (ESP)
20 milhões de euros

Um dos vários jogadores que decidiram deixar o Sporting após torcedores do clube invadirem o centro de treinamento e agredirem atletas no final da temporada passada, o volante da seleção portuguesa vai jogar na Espanha. William Carvalho, que já flertou no passado com o Manchester United, acabou não conseguindo uma proposta de um clube do primeiro escalão da Europa e vai dar seguimento à sua carreira no Betis.

ÁLVARO ODRIOZOLA
Lateral direito
22 anos
Espanhol
Da Real Sociedad (ESP) para o Real Madrid (ESP)
30 milhões de euros

A decepcionante campanha espanhola na Copa-2018 não prejudicou a evolução da carreira do jovem lateral direito. Após passar o Mundial da Rússia inteiro sentado no banco, Odriozola trocou a Real Sociedad pelo Real Madrid, atual tricampeão europeu. No novo clube, o jogador vai reencontrar Dani Carvajal, seu titular na seleção. Ou seja, a chance de ficar novamente na reserva é bem grande.


Mais de Cidadãos do Mundo

Sem folga! Jogadores da Copa já vão a campo por seus clubes
Os 7 trintões mais caros da história do futebol mundial
Hugo Lloris, o paredão francês, nasceu rico e queria jogar tênis
7 garotos que têm tudo para disputar a próxima Copa do Mundo

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.