Por que a camisa da Croácia sempre é quadriculada?
A camisa quadriculada em vermelho e branco é inconfundível. Mesmo de longe, é fácil perceber que a Croácia é a seleção que está em campo.
Mas por que a equipe de Luka Modric, Ivan Rakitic e Mario Mandzukic, que estreia neste sábado na Copa do Mundo-2018, contra a Nigéria, em Kaliningrado, veste um uniforme tão diferente?
O xadrez é um símbolo nacional dos croatas. Ele está presente na bandeira e no brasão das forças armadas do país. E sempre nas mesmas cores do uniforme número 1 da equipe do técnico Zlatko Dalic: vermelho e branco.
Escavações realizadas em Innsbruck, na Áustria, chegaram a encontrar artefatos do século XV com o brasão croata.
Só que ninguém sabe ao certo o motivo desse povo adotar o quadriculado como uma peça essencial da sua identidade nacional.
O que existem são teorias. A mais conhecida delas afirma que o desenho é uma forma de retratar as duas principais etnias que compõem o país, os croatas brancos e os croatas vermelhos.
Há também quem defenda que a origem do povo croata está no território do atual Irã e que as bandeiras quadriculadas foram adotadas como uma forma de identificação de quem fazia parte da tribo durante a viagem rumo à Europa.
Por fim, existe até uma lenda que diz que o xadrez foi adotado como símbolo nacional da Croácia dois séculos atrás, depois que o rei Stejpan Drzislav vencer uma partida do jogo de mesmo nome contra um monarca da região onde hoje fica a Itália.
Independente da origem, o quadriculado é o padrão do uniforme da Croácia desde que o país se separou da Iugoslávia, em 1991, e fundou sua própria seleção.
A versão atual da camisa croata traz o xadrez em vermelho apenas na parte da frente. As costas do uniforme são quase que inteiramente brancas (apenas a gola e as mangas são vermelhas).
A Copa-2018 é o quarto Mundial da história da Croácia. A melhor participação aconteceu logo na estreia, em 1998, quando a equipe foi terceira colocada. Quatro anos atrás, a eliminação veio ainda na primeira fase.
Além de croatas e nigerianos, o Grupo D conta ainda com Argentina e Islândia.
Mais de Seleções:
– Envelhecida, Rússia recebe a Copa com seleção soviética
– Como políticas de Putin minaram chances da Rússia na Copa-2018
– Mais velha da história, Copa se enche de "tiozões" e tem até quarentão
– China "invade" Copa do Mundo e chega até a seleções favoritas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.