Topo

Rafael Reis

Ex-Palmeiras é o brasileiro mais faltoso da temporada europeia; veja top 10

Rafael Reis

25/05/2018 04h30

Pelo segundo ano consecutivo, o brasileiro que mais cometeu faltas no futebol europeu não foi um zagueiro, um volante ou algum jogador que tenha como a marcação como principal missão dentro de campo.

O representante do futebol pentacampeão mundial que mais teve infrações na temporada 2017/18 do Velho Continente foi um atacante: Kléber, do Estoril Praia, último colocado do Campeonato Português.

De acordo com o site "WhoScored?", especializado em estatísticas, o centroavante que passou pelo Palmeiras em 2013 cometeu em média 2,6 faltas por partida que disputou ao longo dos últimos nove meses.

A marca é bem menos do que a do líder do ranking na temporada passada, o também atacante Tiquinho Soares, do Porto, que fez 3,3 faltas por jogo, mas supera a de qualquer outro brasileiro que tenha ido a campo em uma das sete principais ligas nacionais da Europa em 2017/18 (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, França, Rússia e Portugal, segundo os coeficientes da Uefa).

Kléber pode até ter sido o mais faltoso de todos, mas não é o único atacante que tem exagerado na sede de recuperar a bola dos adversários.

Outros dois homens de frente aparecem no top 10 de brasileiros que mais cometeram faltas na temporada: Fabrício (Portimonense), Caiuby (Augsburg).

Sete dos dez jogadores que mais abusaram das infrações para parar os adversários jogam no mesmo país: Portugal.

As únicas exceções são o atacante Caiuby, ex-São Paulo, que atua no futebol alemão, o lateral esquerdo Alex Sandro, da Juventus, e o volante Casemiro, do Real Madrid, que neste sábado enfrenta o Liverpool pelo título da Liga dos Campeões da Europa.

Casemiro, aliás, é o único top 10 do ranking dos brasileiros que mais cometem faltas que também aparece na lista dos jogadores mais indisciplinados da temporada –é o nono colocado, com 13 cartões amarelos.

OS BRASILEIROS MAIS FALTOSOS DA TEMPORADA:

1º – Kléber (Estoril Praia) – 2,6 faltas por jogo
2º – Jefferson (Chaves) – 2,5
3º – Fabrício (Portimonense) – 2,4
4º – Bruno Santos (Paços de Ferreira) – 2,2
Lucas Evangelista (Estoril Praia) – 2,2
6º – Caiuby (Augsburg) – 2,1
7º – Alex Sandro (Juventus) – 2
Casemiro (Real Madrid) – 2
Cláudio Falcão (Desportivo Aves) – 2
Raphael Rossi (Boavista) – 2


Mais de Balanço da Temporada

Top 10 de brasileiros mais indisciplinados da Europa tem dupla da seleção
Mesmo com lesão, Neymar foi o brasileiro que mais criou gols na temporada
Ex-Grêmio supera Neymar e é o "garçom" brasileiro da temporada europeia
Ignorado por Tite, Jonas é o goleador brasileiro da temporada; veja top 10
Dortmund é campeão de público da Europa; Barça despenca sem Neymar
Dupla do Real está entre os mais indisciplinados da temporada; veja top 10
Nenhum jogador produziu mais gols que Messi na temporada; veja top 10
Finalista da Liga Europa é maior "garçom" da temporada; veja o top 10
Salah bem que tentou, mas Chuteira de Ouro irá pela 5ª vez para Messi

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.